sexta-feira, dezembro 19, 2014

Emergir e submergir


    «No despacho de arquivamento do inquérito à compra de dois submarinos pelo Estado português, um documento com 331 páginas a que o PÚBLICO teve acesso, os procuradores Josefina Fernandes e Júlio Braga dizem que o então ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Portas, “excedeu o mandato” que lhe foi conferido pelo Conselho de Ministros em finais de 2003 ao celebrar um contrato de compra diferente dos termos definidos na adjudicação e insistem que as negociações entre o Estado português e o consórcio alemão “decorreram de forma opaca”. (…)»
    «(…) Também não se ficou a conhecer em detalhe o encontro entre o actual número dois do Governo e Jurgen Adolff, o então cônsul honorário de Portugal em Munique, cujo papel era o de facilitador de contactos com decisores políticos portugueses a troco de luvas. Condenado na Alemanha, a sentença dá como garantida uma “conversa a quatro olhos, a sós” entre ambos. Ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito criada no ano passado para avaliar as aquisições militares, Portas não confirmou o encontro a sós. Pelo meio deste longo caminho desapareceram papéis essenciais, foram instaurados processos disciplinares a magistrados, outros demitiram-se. Nada se provou e o rasto do dinheiro perdeu-se na bruma dos paraísos fiscais. Salvou-se Paulo Portas.»

10 comentários :

Zé de Faro disse...

Paulo Portas está condenado a prisão perpétua:safou-se dos submarinos mas jamais se salvará de si mesmo.Isto é uma afirmação sem qualquer solenidade.Paulo Portas é um medíocre ou um imbecil ou meio imbecil. Paulo Portas é o Dantas, do Almada Negreiros. Morra o Dantas. Pim!!!

Anónimo disse...

Portas gosta de proclamar-se cristão. Assim sendo, está condenado à certeza de saber que será julgado por Deus e que é cá neste mundo que as patifarias se pagam. Vendeu a alma ao diabo para se livrar do tribunal do mundo, agora que se aguente. Todo este evoluir de situação deixa demonstrado que Portas é, de facto, um incompetente e um imbecil. Tinha jeitinho para escrever umas frases bombásticas no Independente, juntou esse acaso de sorte com o poder da maçonaria horizontal e julgou-se impune. Como ele está enganado!


arebelo disse...

Acho espantoso que não se tenha ouvido praticamente nada de relevo sobre o desvio de dezenas de milhares de documentos classificados do ministério da Defesa pelo "irrevogável"o que em termos de segurança militar foi sem dúvida uma quebra de segurança passível de procedimento disciplinar senão mesmo processo crime.É por demais evidente que o coisinho não levou para casaa apenas cartões de cumprimentos ou de boas festas mas antes tudo o que o comprometia nomeadamente com a vigarice dos submarinos.Ou não se provou o desaparecimento de documentação?

Anónimo disse...

Estou de acordo. O paulo portas é o Dantas do Almada Negreiros.Morra, morra o Dantas. Pim!

Anónimo disse...

O estranho é que, neste processo, a justiça ( portuguesa) não teve "convicções"...

Olimpico disse...

Passos coelho, perdeu uma "trela" sobre Paulo Portas.
Barroso, aproveitou o dia em que o caso foi arquivado, para aparecer na TV a falar do BES e de Ricardo Salgado. Pura coincidência....Mais um nome falado nos submarinos que desapareceu. Kaskaskaskas

Anónimo disse...

Quanto aos papeis essenciais, talvez Paulo Portas por descuido os tenha juntado às 60.000 fotocópias que terá levado quando saiu do ministério da defesa.
Não podendo contar com Jacinto L. Capelo Rego, talvez a D. Inércia tenha uma ideia sobre este assunto. A Comissão de Inquérito deve chamá-la.

Anónimo disse...

Os procuradores portugas são o máximo...

Anónimo disse...

Acabei de ver na TV um filme de policias e etc.., onde os policias corruptos diziam que vinham para Portugal !!!

JÁ SOMOS FAMOSOS EM HOLLYWOOD!!!

Carlota Joaquina disse...



Safou-se, é ? Veremos ...