segunda-feira, dezembro 01, 2014

Racionalização ou racionamento: é urgente estudar o SNS

• Rui Peres Jorge, Racionalização ou racionamento: é urgente estudar o SNS:
    «(…) Não faltam estudos que apontam para efeitos negativos das crises na Saúde, assim como da austeridade sobre a prestação de cuidados. Há prescrições de médicos que batem na caneta do gestor de departamento que raciona em nome da racionalidade económica, e atira ao chão o doente forçando-o a lutar contra o próprio Estado. Muitos se queixam em conversas. Menos, mas frequentes, são as notícias de exames não prescritos, medicamentos riscados, falta de pessoal, falta de equipamentos. É o corte nos consumos intermédios, dizia há uns dias um amigo, num toque de humor negro.

    Paulo Macedo, um ministro que passou por esta crise ao comando de uma das áreas que mais cortou na despesa, tem o seu mandato associado a esse sucesso, mesmo sem reformas que se vejam. Isso é pouco, especialmente para um ministro da Saúde. É por isso urgente e é sua obrigação analisar o impacto da austeridade nos resultados e nos serviços prestados pelo SNS. O risco é daqui a uns anos olharmos para trás e percebermos que, afinal, estava tudo tão claro e não fizemos nada.»

1 comentário :

Anónimo disse...

Com a devida vénia, faltou acrescentar que os Hospitais pedem aos doentes para trazer os medicamentos de casa, é a vergonha a que "isto" chegou.

Carlos Alberto