sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Fado português

• Leonel Moura, Fado português:
    «(...) Ao contrário do que se parece pretender, Sócrates vai-se tornando numa espécie de mártir. A humilhação a que é sujeito, o desprezo pelo princípio da liberdade, a desinformação constante, vão afinal aumentando a aura de um homem que, para muitos portugueses, não passa de uma vítima de ódios insanos. Até o insuspeito Freitas do Amaral considera que o capital político de Sócrates não tem diminuído, mas aumentado. No dia em que sair da prisão leva tudo à frente.

    Quanto mais tempo passar detido, mais problemático será libertá-lo. Talvez por isso já haja quem diga que é preciso um ano para investigar, outros acham que são dois, e haverá mesmo quem deseje um regime medieval de meter no calabouço e deitar a chave fora.

    Em suma, a alegada complexidade do processo não está no supostamente intricado esquema criminoso, até ao momento por demonstrar, mas no próprio "animal feroz".

    Outro aspeto deste caso, não menos revelador, é o da reduzida indignação pública. Excetuando Mário Soares, um ou outro comentador e umas quantas manifestações espontâneas, o silêncio predomina. A prisão de um ex-primeiro-ministro, durante meses sem acusação formal, desencadearia em qualquer outro país europeu um enorme clamor, sobretudo por parte da intelectualidade. Mas também, há que reconhecer. Portugal não tem intelectuais. (…)»

6 comentários :

ignatz disse...

se o soltarem já é maioria absoluta e presidência 2016 garantidas. já deve haver sondagens disto a encher gavetas.

Armeiro disse...



POIS É, BÉ-BÉ.


O TIRO VAI-LHES SAÍR PELA CLOACA.


E O CALIBRE DA BALA VAI AUMENTANDO A CADA DIA QUE PASSA!

Luis Marques disse...

Insuspeito Freitas do Amaral? Caramba, aqui fuma-se droga da boa.

Mariana disse...

Ah claro, quando a direita civilizada relembra aos anónimos ignorantes o que é de facto uma democracia é porque é suspeito de pertencer secretamente ás hostes socialistas...
Se tais anónimos tirassem as palas dos olhinhos e parassem de ver tanto futebol e casa dos degredos, talvez já tivessem percebido o que está em causa. Mas não. Vão aprender à bruta : quando chegar a sua vez e não houver ninguém para os defender.
Porque se as coisas continuam a avançar no sentido em que estão a avançar podem atrasar o relógio para 24 de abril de 74. porque é para lá que estamos todos a ir, e os anónimos burrinhos estão na fila da frente a cantar a plenos pulmões.Claro que acabarão por ter o que merecem todos os idiotas úteis desta vida.

Victor disse...

Ó luís, gajos como tu acabam encabados a sangue frio

Corvo Negro disse...

Excelente Mariana. Subscrevo.