sábado, março 07, 2015

Cavaco & Passos: farinha do mesmo saco

— Pronto, não se fala mais nisso.

1. Para o Presidente da República, são «jogadas político-partidárias» exigir esclarecimentos ao evasor continuado Passos Coelho, mesmo quando o alegado primeiro-ministro impôs aos portugueses uma ética austeritária, a pretexto da qual rejeitou, ainda há dias, uma proposta do PS para a suspensão de penhora da casa própria por dívidas ao fisco. Ou impediu que filhos de pais sem a situação regularizada perante a segurança social ou o fisco pudessem receber bolsas para prosseguir os estudos universitários.

2. Se Passos Coelho desconhece as suas obrigações perante a segurança social, Cavaco Silva — que na posse jurou «cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa» — revela não conhecer a Constituição. Disse ele hoje: «A Constituição proíbe o Presidente da República de demitir o Governo.» Ora a lei fundamental prevê que o Presidente da República possa demitir o Governo, nos termos do n.º 2 do artigo 195.º.

3. Cavaco Silva não deixa de acrescentar que «o Governo responde perante a Assembleia da República e não perante o Presidente da República.» Assim a modos de quem diz: — Ó Dr. Portas, trate lá disso que eu não quero chatices. No próximo prefácio dos Roteiros, há-de surgir uma nota, na qual Cavaco dirá que deu uma dica para o afastamento desta trupe de saltimbancos.

4. Cavaco Silva aproveitou a oportunidade para declarar que «há razões para ter esperança num futuro melhor para os portugueses.» É de presumir que a esquálida Casa Civil de Belém ande a ocultar as más notícias que chegam de Bruxelas para não atormentar o inquilino do palácio: Cinco gráficos que destroem o otimismo do Governo.

5. No fundo, o problema é que Cavaco Silva sente que não está em condições de tomar uma atitude: sisa de Cavaco foi paga com base na avaliação da casa que nunca existiu.

3 comentários :

RFC disse...

Proposta em antena aberta:
que se organize um arrail popular para celebrar a despedida de Cavaco Silva da vida pública (ou seja, como inquilino da Presidência da República) e eu prometo que estarei lá. E que o resultado ou a ressaca das eleições presidências não perturbe o povo de Esquerda, já agora.

Pela sua centralidade proponho o Rossio em Lisboa, à chuva se necessário.

Janeiro (os exemplos são de 2015)
01
Dia de Ano Novo
04
Dia Mundial do Braille
06
Dia de Reis
11
Dia Internacional do Obrigado
15
Dia Mundial do Compositor
18
Dia Internacional do Riso
21
Dia Mundial da Religião
23
Dia Mundial da Liberdade
25
Dia Mundial dos Leprosos
27
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
31
Dia Mundial do Mágico

Anónimo disse...

Desculpem mas n posso concordar c o ponto 4. Entrámos no último ano do segundo de dois mandatos de Cavaco travestido de presidente. Há assim, e como Cavaco bem refere, 'razões para ter esperança num futuro melhor para os portugueses'.

Anónimo disse...

Quando CS negociava o orçamento para o arranjo dos espaços exteriores da sua moradia na Coelha ( Jardins, piscina e outros trabalhos complementares ), e viu os valores envolvidos, que naturalmente incluiam o IVA,virou-se para o responsável da empresa que apresentava a proposta elaborada com base num projecto de uma arquitecta paisagista de Lisboa das relações de CV e disse perentóriamente : " Mas Senhor Engenheiro, eu não preciso de facturas ! "
Eu estava lá e ouvi !

JR