terça-feira, março 24, 2015

«O impressionante efeito Sócrates nas exportações»

Há dias, a propósito de terem passado dez anos da chegada de José Sócrates a São Bento, a Economia Info publicou um trabalho intitulado O impressionante efeito Sócrates nas exportações, do qual se reproduz uma passagem:
    «(…) Uma análise ao desempenho das exportações revelam o que poderá ser lido como uma elevada eficácia na tradução da diplomacia em vendas. As exportações registam um comportamento positivo, que se torna impressionante para mercados como Venezuela, Argélia, Moçambique e Angola, como mostra o gráfico com a evolução das exportações, assumindo 2005 como ano base.


    As exportações para Argélia, Venezuela e Angola disparam por volta de 2005 e no final de 2014 atingiram um valor em 4 a 11 vezes superior. Moçambique segue logo a seguir. O aumento das exportações para a China chega mais tarde, já com a crise financeira. As exportações quer para a totalidade do mundo, quer para a Zona Euro também aumentaram, mas substancialmente menos, evidenciando o peso que a união monetária mantém no total das exportações.»

2 comentários :

Anónimo disse...

Há-de ser difícil o Rosário Teixeira contestar este tipo de prova em tribunal.
Rosário Teixeira: "você favoreceu o Grupo Lena"
Sócrates: "o meu governo favoreceu Portugal inteiro, olhem para este gráfico".

Anónimo disse...

o crescimento médio das exportações foi de 2 dígitos durante o consolado sócrates, apesar da crise internacional de 2009. agora com este artolas esse crescimento veio por aí abaixo e chegou à estagnação. mas não verão o gomes ferreira nem o camilo a apresentarem estes nºs.