terça-feira, março 03, 2015

Soares no DN

Mário Soares no Diário de Notícias:
    «(…) A entrevista do senhor primeiro-ministro

    Na entrevista ao Expresso de sábado passado, o senhor primeiro-ministro diz que já saímos de um período difícil (não saímos) e que "precisamos de consolidar reformas, crescimento e confiança para não perder a maioria nas próximas eleições". Que ideia mais difícil de aceitar! Porque todo o país pensa - como se sabe - o contrário. E depois acrescenta contra a opinião geral, cito: "Não ter maioria absoluta pode ser um perigo." Só se for para os seus apaniguados. E mesmo assim...?

    O país está contra ele e com razão. E, apesar da forte emigração, entre os que ficaram, ricos ou pobres, a esmagadora maioria não vai votar no PSD, como todas as sondagens têm mostrado (dois terços não votam no PSD e no CDS). Veremos. Mas o senhor primeiro-ministro não vai seguramente ter, apesar de "ser um perigo", na sua linguagem, uma maioria absoluta. É evidente.

    Um artigo admirável

    O Expresso, que continua a ser muito lido, publicou no sábado passado um artigo admirável de Miguel Sousa Tavares. É importante que seja lido e comentado. Sou amigo, desde há muitos anos, do seu autor. E prezo-me de o ter sido também de seu pai, Francisco Sousa Tavares, e de sua mãe, Sophia de Mello Breyner, mesmo quando foram deputados à Assembleia da República e nem sempre a meu lado.

    Vem isto a propósito do notabilíssimo artigo que escreveu, intitulado "O Estado do Estado de direito". Corajoso e excelente. Bem-haja querido amigo!

    Pôs os pontos nos iis quanto à necessidade de os representantes dos partidos alterarem a legislação do Processo Penal, que, aliás, muitos advogados têm vindo já a reclamar.Os magistrados em geral não devem, por isso, esquecer que são dos titulares dos órgãos de soberania dos mais desprestigiados no país. (…)»

3 comentários :

Anónimo disse...

Soares é ex Presidente da República e preocupa-se. No entanto, existe alguém em Belém que, infelizmente, foi eleito para o mesmo cargo e que desapareceu de cena. Alguém sabe onde anda o Sr. Silva de Boliquême e se ainda é Presidente da República?

Anónimo disse...

AH! Grande Mário. Oxalá se conserve assim lucido e apoiante de Portugal por muitos anos, bem necessitamos dele.

Anónimo disse...

Passos contra-ataca: "Não somos todos iguais, não usei o meu cargo para enriquecer"