quinta-feira, abril 09, 2015

Assim não vale

Augusto Santos Silva em dois posts no Facebook (aqui e aqui):

1.º post

    «1. João Taborda da Gama, em artigo publicado hoje no Diário de Notícias, pretende atacar a integridade moral de Sampaio da Nóvoa, com base no argumento de que, enquanto presidente do júri que reprovou Saldanha Sanches nas provas de agregação em Direito, não teria feito tudo o que deveria para impedir esse desenlace.

    2. Não me parece que esteja a ser justo.

    3. Nóvoa presidiu a esse júri, porque era então o reitor da Universidade de Lisboa. Não participou na votação, nem podia participar, por não ser da área do conhecimento em questão. Como presidente, dispunha de voto de qualidade, se esse voto fosse necessário. Mas o candidato foi reprovado por seis a três.

    4. A reprovação de Saldanha Sanches foi uma enorme injustiça, assim sentida por grande parte do mundo académico. Mas foi cometida pela então elite dirigente da Faculdade de Direito de Lisboa, e não pelo reitor.

    5. Cada um é livre de pensar o que entender da protocandidatura presidencial de Nóvoa. Mas deveria usar argumentos políticos e não ataques de caráter que ainda por cima pressupõem distorcer factos - coisa que um académico deveria ser o primeiro a repudiar.»

2.º post

    «1. Já agora, quando Saldanha Sanches reprovou na agregação, a votação ainda era secreta. Foi, aliás, o último a ser vítima desse regime.

    2. Um regime inqualificável, que permitia ajustes de contas cobardes, vindo do Estado Novo e que resistiu nas universidades portuguesas, muitos anos após o 25 de abril.

    3. Foi finalmente revogado no primeiro governo Sócrates, era José Mariano Gago ministro do Ensino Superior.

    4. Fica aqui o registo.

    5. É que uma coisa é falar, outra fazer.»

4 comentários :

Anónimo disse...

Como sempre, a carapuça serve ao cristianíssimo Marcelo, o que anda sempre no beija-mão aos bispos enquanto, pela calada, vai fazendo intrigas e velhcarias. E quer ser PR... É mesmo o que falta a Portugal para ficar na lama, ele e o Portas na PR.

Ricardo António Alves disse...

Estava-se mesmo a ver. E o Gama filho não sabia em que circunstância estava Sampaio da Nóvoa a presidir ao júri? Claro que sabia.

Anónimo disse...

o João Taborda Gama, é filho de Jaime Gama?!
Belo candidato que Francisco Assis e Vital Moreira têm!...

Anónimo disse...

A Grande Augusto Santos Silva! Muito bem, a verdade dos factos e os bons princípios.
Se fosse candidato, votava em si!