sábado, maio 16, 2015

"Núcleo de deontologia" do Ministério Público

• Alberto Pinto Nogueira, "Núcleo de deontologia" do Ministério Público:
    «Magistrados exibiram no Facebook o regozijo com que receberam a decisão da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro. Não se ficaram por ali. Avançaram para a chacota. Os senhores magistrados até podem pensar que o ex-governante é culpado antes de submetido a julgamento. Atitude imprópria de magistrados. Sobretudo sendo assumida em espaço quase público.

    O tratamento digno dos presos, preventivos ou a cumprir pena, constitui um sinal de civilização e cultura que esperamos do Estado de Direito e que não esperamos do estado totalitário. Exige-se , desde logo, de quem tem a profissão de magistrado. Em razão de princípios de carácter universal, de quem, no exercício do seu trabalho, deve actuar com independência e isenção. Ter sempre em atenção a regra constitucional de que até à condenação definitiva se é inocente. (…)»

3 comentários :

Anónimo disse...

Pois é, mas já todos vimos que a Justiça portuguesa é um "bunker" do Estado Novo que chegou intacto (e ressabiado) aos nossos dias.
Há muita incompetência e muito corrupção na Investigação criminal, e o Processo judicial é de tipo Inquisitorial. Uma verdadeira catástrofe !
A ver se o caso Sócrates motiva a necessária reforma da Investigação criminal e da Justiça em Portugal.

Abílio Duarte disse...

Enquanto o Sócrates falou na RTP1, eles andavam, todos encolhidos, e as sondagens era uma desgraça para a Direita. Assim que o prenderam, é fartar vilanagem. É Passos, é Portas, é Cavaco, é Catroga, é Ulrich, é as mulas que estão no Governo, é tudo a miar, e os jornalistas castrados a apoiarem, em especial os do ninho da serpente, que está acamada no Expresso & Cª.

Anónimo disse...

Juízes e magistrados - o mais baixo nível em todo o seu esplendor. Incapazes de dar a cara e de fazer política na AR, fazem-na no quentinho do MP, em tranches certinhas e não na insegurança da AR.

ana