quarta-feira, maio 27, 2015

Para além do mais, a caridade sai cara


Se a imagem diz muito, o post de Nuno Serra ajuda a enquadrar a questão: A miséria moral da caridade, das políticas que a promovem e das organizações que a praticam.

8 comentários :

Anónimo disse...

Sem dúvida !
Mas é pena que os "Ladrões de Bicicletas" não reflictam tb sobre o contributo do chumbo do PEC IV , chumbo que à época promoveram e apludiram, para o estado a que chegamos. A miséria moral tem muitas formas.

MRocha

Anónimo disse...

Da minha breve eperiência numa IPSS , como voluntária, fiquei esclarecida: solidariedade o tanas!
Os senhores jornalistas bem podiam fazer uma investigaçãosinha em algumas IPSS's que por aí proliferam.

Anónimo disse...

Respeito a reflexão do autor. Mas... A mesma peca por generalista.Confunde-se a árvore com a floresta.Existirão ipss menos boas? Claro. Existirão pessoas, que olham para o pobre não reconhecendo nele, enquanto pessoa, igual dignidade? Sem dúvida.
Mas, chegados à situação em que estamos,o que fazer? Penso que olhar à volta e...denunciar o que não está bem, mas aplaudir o que de muito bom se faz, nomeadamente, por muitas ipss. E contribuir com boas ações - agindo no terreno - e boas ideias - propondo soluções concretas e viáveis.. Em prol de boas políticas públicas, em prol daquilo que dignifica cada pessoa e todas as pessoas. Para que se possa sair das medidas de assistência e alcançar o que importa: que cada um construa com dignidade a sua vida e a da sociedade que o rodeia. O caminho será longo, mas andar faz caminho.
Solidariedade, sim. Caridade? Sem dúvida. Caridadezinha - com a conotação que todos conhecemos - é que não.
Uma dúvida: Um casal com 2 filhos dá...600 euros? Como? Almoço e jantar? 2,5/pessoa/refeição? Incluindo os géneros para confecionar, água, gáz e a mão de obra necessária? Quem cozinha? Voluntários ou trabalhadores com salário?

Anónimo disse...

Ó Rocha otário é preciso escarrapachar aqui o conteúdo dos PeC’s + o PeC IV para perceberes qual foi a linha neoliberal escolhida pelo PS? Não têm nada que se espantar, foram recusados do primeiro ao último Pec, sempre pelos mesmos partidos, em coerência. Estes partidos fizeram escolhas socialistas de esquerda. Que eu saiba a Merkel não se arrisca a tanto. E o PS também não.

Billy Jean disse...

Ó Anónimo Otário,de facto em coerência o vosso inimigo é o PS e por tanto não hesitam em dar a mão à direita para derrubar o PS porque dizem vocês "é neo-liberal" e em consequência colocar lá um governo ultra-liberal proto-fascista.
De facto é a santa aliança de sempre e em absoluta coerência com o passado, como uma ensaboadela de história te poderá ensinar!

Enfim, não gostavam dos PECs mas forçaram uma situação em que mamaram 20 PECS de uma assentada, e nem tugiram nem mugiram.

O Louceiro, aquele que é primo do Vítor Gaspar retirou-se de cena à francesa! para não incomodar o primaço. Estava o dever cumprido! Deitar abaixo o PS e colocar lá a Sagrada Família. Devem ter passados umas ceias de natal engraçadas, juntos, a partir a broa e a contar anedotas sobre a troika, que conseguiram trazer após tanto chamarem por ela..

Lá porque não queiram assumir as consequências daquilo que fizeram... Isso é lá com vocês. Não venham é para aqui contar mentiras e delírios da "esquerda pura", porque não há cá pão para malucos.

Anónimo disse...

Enquanto os povos europeus não virarem por completo á esquerda ( são eles que ainda escolhem, independentemente das ameaças e dos desmandos da Alemanha) temos de nos remediar com o que é menos mau.
Entre engolir o PECIV ou ter de levar com a merda em que inconscientemente este povo votou, penso que a escolha era clara. A maioria dos portugueses já percebeu o erro que cometeu em 2011, era bom que a esquerda que se diz esquerda neste país o admitisse também.
A ideia nem sequer era viabilizar o governo de Socrates, esse estava fadado para cair, não era em Abril era uns meses depois. Mas ter-se ia evitado a entrada do FMI em Portugal. E esse sim foi o grande erro , desejado pela direita e ajudado inadvertidamente por uma esquerda que preferiu manter-se ideologicamente virgem, sabendo perfeitamente do alto do seu pedestral o que ia acontecer a este povo cegueta.
Como tendo supostamente as pessoas mais capazes e mais ligadas ás necessidades do povo, esta esquerda tinha a obrigação patriotica de saber o que aí vinha e tentar evita-lo de todas as maneiras. Não perceberam ainda que estamos mundialmente em guerra contra reaccionários?!Para os combater há que sujar as mãos e atrever-se a governar.

Rosa disse...



Até Manuela Ferreira Leite disse que era mais digno darem os subsídios diretamente às pessoas do que de outra "forma" qualquer...e citou as 700 "cantinas sociais" criadas que ficam tanto ou mais dispendiosas do que os subsídios dados às pessoas...e falou em Dignidade!!

Anónimo disse...

Onde andará o padre lino Maia, sempre pronto a falar noutros tempos?

Talvez a dar apoio moral e pastoral à obra diocesana do porto.

O Bispo que reze aos santinhos para que tão devota criatura descubra novo rebanho - longe da sua diocese.