sábado, maio 09, 2015

«Quantos problemas teríamos evitado
se o Governo não tivesse ignorado
as propostas de reforma que lhe foram deixadas»?

• Fernando Teixeira dos Santos, Sobre a supervisão financeira:
    «(…) No final de 2009, face às iniciativas em curso na UE, foi preparada uma reforma do modelo de supervisão, que não avançou devido à crise da dívida soberana. Tal reforma criaria um modelo dual assente no Banco de Portugal, responsável pela supervisão prudencial (estabilidade das instituições e mercados), e uma nova entidade - Autoridade de Supervisão de Serviços Financeiros - que centralizaria a supervisão dos produtos financeiros e das relações das instituições com os clientes (defesa dos investidores). Reforçava-se o papel do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira, melhorava-se a articulação entre as entidades e reforçavam-se os mecanismos de troca de informação para assegurar uma visão integrada das instituições supervisionadas.

    Este projeto, uma base de trabalho, foi passado ao atual Governo que, entretanto, nada fez. Pergunto-me quantos problemas teríamos evitado se o Governo não tivesse ignorado as propostas de reforma que lhe foram deixadas.»

4 comentários :

Anónimo disse...

E que tal se Teixeira dos Santos não tivesse dado um empurrãozinho para a queda de Sócrates e do Gov Socialista?
Até me soa a Cavaco: eu avisei mas...

ignatz disse...

para quando revelações das escutas entre esses dois da fotografia.

jose neves disse...

ignatz,
Se conhecidas as escutas e conversas entre estes dois amigalhaços compreender-se-ia mui facilmente as medidas tomadas pelo governo sobre o BES.
O amigalhaço não conseguia dominar internamente o primo e por conseguinte o império BES que ambicionava; feito da mesma massa que o amigo passos uniram-se ambos e preferiram a táctica da "terra queimada".
Passos já fizera antes o mesmo com o país; neste caso teve o total apoio do presidente mesquinho vingativo, será que também no caso BES o presidente subscreveu a estratégia dos amigalhaços?
E andavam todos a dar loas ao "banco sólido"?
Que grandes e inultrapassáveis trapaçeiros.

Júlio de Matos disse...



Quantos problemas teríamos evitado... A QUEM? E à custa de quantos... SUCESSOS??

Mas que grande anjinho tu nos saíste, ó teixerinha..,.