segunda-feira, maio 18, 2015

«Só pode haver conhecimento aplicável
se antes houver conhecimento»

• João Galamba, Shark Tank:
    «(…) Se a produção de conhecimento for determinada por estratégias comerciais e mercantis das empresas, perde a produção de conhecimento e perdem as empresas. Porque não é assim que o conhecimento é produzido, nem pode ser assim que as universidades funcionam. E as empresas, ao contrário do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, sabem isto: não consta que as empresas que mais investem em inovação, como a Bosch, defendam que a melhor maneira de aproximar as universidades das empresas passe por desinvestimento público nas universidades, nos centros tecnológicos e nos laboratórios do Estado. Só pode haver conhecimento aplicável se antes houver conhecimento.

    Pedro Gonçalves, que vem do setor financeiro, olha para as universidades como se estas fossem start-ups que devem atrair financiamento de investidores privados. Só através do recuo do Estado, que obriga as universidades a sair da sua zona de conforto em procura de financiamento alternativo, podemos verdadeiramente saber que parte do sistema científico nacional tem qualidade e merece sobreviver. O modelo de financiamento da ciência e da inovação que o Secretário de Estado tem em mente parece ser uma versão do Shark Tank.»

4 comentários :

Júlio de Matos disse...

Javardos!

É uma completa razia em tudo, com esta gentalha maníaca e abrutalhada!

Portugal vai ficar num caco, até Outubro, e não vai ser só em um ou dois anos que se conseguirá inverter a inércia desta vincada tendência para a desqualificação de tudo o que é Estado neste País.

E muito em especial na Educação e na Investigação Científica, em que os frutos das boas políticas só são visíveis décadas após a sua implementação sistemática!

E o mesmo se passa com os efeitos das destruições profundas e sistemáticas. Perduram por décadas!

O Povo português vai pagar bem caro a sua loucura de 5 de Junho de há quatro anos.

E a verdade é que a grande maioria merece isto tudo e mais ainda...

S. Bagonha disse...

"O Povo português vai pagar bem caro a sua loucura de 5 de Junho de há quatro anos."
E vamos a ver se em Outubro esta boa e ignara gente não vai mergulhar de cabeça noutra loucura igual....

Anónimo disse...

Que grupo de Alarves!

Júlio de Matos disse...


Caro S. Bagonha,

errar (uma vez por outra) é humano.

Errar duas vezes já começa a não o ser tanto...