quarta-feira, junho 10, 2015

Porque Sócrates não verga

• Daniel Oliveira, Porque Sócrates não verga:
    «(…) Privado da sua liberdade, Sócrates não pode decidir grande coisa. Mas a lei permite-lhe recusar a pulseira eletrónica. E perante a possibilidade de fazer uma escolha, o ex-primeiro-ministro quis deixar clara a sua resistência ativa a esta prisão. Mandar Sócrates para casa com uma pulseira eletrónica era a única forma de, sem dar a torcer, reduzir a pressão pública para a apresentação de uma acusação formal. Mas José Sócrates não está disposto a facilitar a vida aos investigadores. E, nesta matéria, faz muito bem. Quem, ao fim de meio ano, continua a não ter uma acusação para apresentar, tem de permitir que o arguido espere em liberdade. Não se prende para investigar, investiga-se para julgar.

    A escolha que Sócrates fez é óbvia. Mas muitíssimo dura. Ela retrata a personalidade do ex-primeiro-ministro. Se é verdade que, como todos sempre souberam, ele se alimenta do combate e do conflito, decidir continuar a viver numa cela não é para qualquer um. Revela coragem. O que obriga as pessoas, independentemente das suas convicções sobre a culpa ou inocência de Sócrates, a reconhecer-lhe pelo menos essa qualidade. Só os maniqueístas, que não compreendem como todos os humanos são muitas coisas ao mesmo tempo, é que ainda não tinham dado por isso.»

9 comentários :

Anónimo disse...

Excelente, Senhor Jornalista Daniel Oliveira.

Abraham Studebaker disse...

Até tu,Daniel,que contas aos 4 ventos que não gostas,não aprecias e que não concordas com as políticas seguidas por Sócrates,ás tantas tens que te render perante qualidades que ele tem e outros não têm e nunca terão. Esta de mandar para as malvas a eventual benesse de sacristas,timoratos e pusilânimes fez-lhes ver como são fracos e risíveis. Êles vão nus! E são feíssimos! As partes são horrendas! Deixemos que ares mais salubres e vivificantes nos cheguem! Sustém a respiração,Daniel! O mau cheiro passará depressa!

Anónimo disse...

Pulseira? nem no meu cão - quando sai à rua... vai solto - (seguiu o poste) - falta a exigência - que de daqui a 2/3 meses - vai a julgamento - não é ad aternun e recorre a tribunal internacional dos direitos humanos.

E daí

Zé da Adega (o meu Bairro hoje marcha na Avenida) Lisboa é Linda.

Socrates Sempre - o melhor, sem dúvida

jose neves disse...

"Revela coragem. O que obriga as pessoas, independentemente das suas convicções sobre a culpa ou inocência de Sócrates, a reconhecer-lhe pelo menos essa qualidade. Só os maniqueístas, que não compreendem como todos os humanos são muitas coisas ao mesmo tempo, é que ainda não tinham dado por isso."

E sublinho apenas “Só os maniqueistas, que não compreendem como todos os humanos são muitas coisas ao mesmo tempo,…” para deduzir, racionalmente face ao longo e constante anti-socratismo de DO, para afirmar convicto que maior maniqueista que DO não há quando desembucha tão sibilino pensamento.
Traduzindo, segundo o que foi sempre o pensamento de DO, tal construção linguística quer dizer; Sócrates, coitado, tens coragem mas és, simultaneamente, muito mais coisas como bandido corajoso, corrupto grandioso, canalha magestoso, vigarista glamoroso ..........

Zé de Faro disse...

OH, DANIEL OLIVEIRA, OH, MEU QUERIDO! ENTÃO O ENGENHEIRO JOSÉ SÓCRATES, PELO MENOS, TEM CORAGEM? TANTO PENSAMENTO, TANTO ESFORÇO DE ANÁLISE, E ACABAS POR CAGARES UM SAPO? SERÁS TU UM CAGA SAPOS? PELO MENOS... DIZES TU? DEPOIS... DEPOIS DEIXAS A ACUSAÇÃO: todos os humanos são muitas coisas ao mesmo tempo. OH, MEU VULGAR CAGA SAPOS! O ENGENHEIRO SÓCRATES É DEMASIADO GRANDIOSO PARA A TUA CABECINHA TIPO PISA PAPÉIS. VAI MAS É CAGAR SAPOS NA BARRAGEM DE ALQUEVA. APROVEITA, ATIRA-TE À ÁGUA, VAI ATRÁS DOS TEUS FILHOS.

Anónimo disse...

DANIEL, MEU ANÃOZINHO QUERIDO. CONTA LÁ À MALTA COMO É QUE FOI.ANDA POR AÍ UM GAJO QUE DIZ SER TEU AMIGO, A DIZER A TODA A GENTE, QUE O PSIQUIATRA, JÁ CANSADO DE TANTO TE ATURAR,DEIXOU DE TE RECEITAR COMPRIMIDOS E, EM TROCA, ACONSELHOU-TE A TE FAZERES INTIMO DO ZÉ-ZÉ CAMARINHA.

Tanganho disse...



Oliveirinha, confessa lá, meu cabeça de ratazana. Não esperavas esta coragem, pois não? Impressiona-te, não impressiona? Eu sei, mas não é só a coragem de José Sócrates que te impressiona. Nem a ti, nem ao pequeno Tadeu, nem ao menino rui tavares, nem a ninguém dessa vossa estirpe de falhados: o que vos impressiona e muito é olharem à vossa volta, no vosso campo do "combate anti-fascista" e da "luta" de classes, e NÃO VEREM NADA QUE SE COMPARE a José Sócrates! Nem em coragem, nem em coisíssima nenhuma. É isso que vos dói, não é, geração de FALHADOS inúteis?

Anónimo disse...

Então, não foram estes meninos que se aliaram á direita para derrubar o Sócrates?Mas, valeu a pena,porque vivemos quatro anos maravilhosos!!! Estamos num país exemplar,onde abundam os empregos,a dívida "baixou",etc,etc.Eheheheheheheh!

Zé de Faro disse...

Oliveirinha, não era para levares a sério. Cagaste tantos sapos na barragem que entupiste as turbinas. Tanto sapo é crime ecológico, vê lá tu. Tu tens é de aparecer na televisão vestido à maneira. Veste a tua armadura narcisista, veste o teu fio dental. Tu és muito mais do que um pensador. Tu és um guerreiro erótico. Ai mãe.