sexta-feira, junho 19, 2015

Um mentiroso sem escrúpulos

Decorreu hoje o último debate quinzenal da legislatura. Passos Coelho, jogando com a habitual falta de fact checking da comunicação social, em especial por parte das televisões, falou na Assembleia da República como se estivesse numa arruada do circuito da carne assada. Mentiu com os dentes todos, sem o menor respeito pelos deputados que tinha à sua frente. A verdade dos factos é uma cena que não o intimida. Veja-se:

1. Passos Coelho disse que «é falso que tenhamos tido mais emigração que noutros países». Mais: garantiu que «na Irlanda o saldo migratório foi mais grave», assim como em Espanha. O Eurostat desmente o alegado primeiro-ministro:

Via Nuno Oliveira (clique na imagem para a ampliar)

2. Passos Coelho assegurou que os mais pobres «não foram afectados por cortes nenhuns». Seria difícil enumerar todos os cortes que concorreram para o agravamento da pobreza e o brutal aumento das desigualdades. Veja-se só o que aconteceu relativamente ao rendimento social de inserção (RSI) e ao complemento solidário para idosos:

Via Nuno Oliveira (clique na imagem para a ampliar)

Via Nuno Oliveira (clique na imagem para a ampliar)

11 comentários :

Rosa disse...




Só me pergunto como é que este "vendedor da banha da cobra" consegue "ombrear" com o PS nas sondagens?? O País está "em estado de sítio", só pode ser...

ignatz disse...

o massamólas descobriu o filão da mentira, fica dito, dá trabalho a desmontar e ninguém liga ao desmentido.

Anónimo disse...

Pois, mas esta verdade óbvia não passa para o povinho. Uma mentira repetida e multiplicada pelo spin dos meios de comunicação "amigáveis" começa a tornar-se verdade na cabeça de um povinho que ainda acha que Salazar foi o maior português de sempre. Remember 2011

Anónimo disse...

Falta de fact checking....ele há cada uma...

Sabemos que os jornalistas pouco sabem de muita coisa. Ainda assim há a linha editorial. Quando o jornal de negócios dá publicidade a um dado estatístico e tapa outro é mesmo falta de fact-checking? O mesmo vale para a maioria da nossa imprensa. Eu cada vez que citam o INE pelo sim pelo não vou ao site. Mas não é por não saberem. Sabem até demais.

Leia o que escreveu pacheco pereira.

Anónimo disse...

Faz da mentira um modo de estar! Faz da mentira, descarada, global e transversal, uma forma de ser!! Sem qualquer pejo, restrição ou questão de honra. Pinóquio com 8 letras, maiúsculas e florescentes. Como são possíveis as últimas sondagens, como?

Anónimo disse...

É um facto que para alguns de nós que escrevem ou lêem este excelente blog, o alegado primeiro ministro consegue fazer passagem a sua mensagen falsa e de desmascaramento fácil para quem tem "dois olhos de testa", mas, como se constata (a avaliar pelas sondagens...) que temos um "povinho" massoquista, só compete ao PS (e a mais ninguém, porque os "outros" têm o PS como inimigo principal - vidé entrevista do populista Marinho e Pinto de hoje à Antena 1) desmontar por todas as formas que terá de criar para desmascarar. Nem sempre as "falinhas mansas" colhem. Há que arriscar, o povo é que tem a razão e se sofre tem de ter alguém que lhe diga SIM.

Morgado De Basto disse...

O drama,o verdadeiro drama,não reside no facto de Portugal ter um primeiro-ministro mentiroso,mas sim, na triste e vil realidade resultante da mediocridade,impreparação e falta de combatividade reinantes na liderança parlamentar do PS.Só eu sei,o quanto me dói esta constatação.Mas,infelizmente,não consigo calar a frustração que sinto quando ouço e vejo a mentira sistemática a ser utilizada sem uma posição firme e clara do PS, denunciando-a e fazendo prova material da sua existência.Como,brilhantemente,escreve,hoje,no Público, José Pacheco Pereira,o PS,não ganhará a batalha em curso se se comportar nos termos e à semelhança daqueles que enquanto governo estão a fazer de Portugal um país sem futuro no médio prazo.Acresce ainda,que,consequentemente,o PS vai perdendo parte do seu potencial eleitorado por falta de representatividade.

Tiago Cidade Pereira disse...

Links para as fontes? Obrigado

Anónimo disse...

Uma taxa de crescimento da emigração maior que a da Irlanda ou Espanha NÃO significa que temos maiores níveis de emigração que Irlanda ou Espanha.
É um raciocínio completamente falacioso/errado. Os números q apresentou dizem nos apenas que a emigração cresceu proporcionalmente mais um PT do que nos outros países naquele ano. Não nos diz nada a nível absoluto - foi nessa óptima que o PM fez os seu comentários.
Para efectivamente refutar o que foi dito por PPC tem de apresentar outros dados.

Anónimo disse...

O quadro apresentado não se refere a um ano, refere-se ao periodo 2010-2013.
Está lá escrito...Lêr antes de disparar é um bom começo.
Por outro lado, não queira comparar os termos absolutos com espanha quando a nossa população é um terço daquela. Passos coelho é um espertinho e utiliza a expressão saldo migratório como se o valor daquele assentasse numa população total igual para os três paises referidos . Mas Portugal, Espanha e Irlanda têm valores populacionais diferentes. O primeiro ministro mostra aqui que é um grandessissimo manipulador de dados e palavras...ou então é mesmo burro e não sabe o que é um saldo migratório.

RC disse...

Relativamente à emigração, embora números do Nuno Oliveira estejam certos, isto é, a taxa de crescimento da emigração para cada país entre 2013 e 2010 será rigorosamente essa, mas os números em valor absoluto contam uma história diferente. Rapidamente, a Grécia tem 111 mil emigrantes em média no triénio 2011/2013 e Portugal tem 50 mil, para populações idênticas. Os números originais estão aqui: http://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/show.do?dataset=migr_emi2&lang=en.