quarta-feira, julho 01, 2015

O insólito critério do Expresso

Expresso, 20.06.2015

O Expresso é um órgão de comunicação social muito peculiar. A par das páginas e páginas de palha que suponho que ninguém leia, o semanário tem correspondentes acreditados junto do PSD, do CDS e do Presidente da República.

Relativamente à área do PS, o caso muda de figura, havendo um critério insólito. Com efeito, há também uma correspondente acreditada junto do que se convencionou chamar de segurismo, que representava, nas directas de há um ano, um terço dos militantes e simpatizantes socialistas. Já em relação ao PS propriamente dito, as notícias parecem ser tratadas pelo jornalista de turno.

Veja-se o que aconteceu nas últimas duas edições do Expresso:

Na edição de 20 de Junho, há uma entrevista a Francisco Assis (p. 12) e uma reportagem sobre a vida de António José Seguro nas Caldas da Rainha (p. 14). A correspondente do segurismo acolhe ainda uma pequena intriga sobre a constituição das listas de deputados à Assembleia da República (p. 7). Finalmente, há uma peça, elaborada pelo correspondente do CDS, sobre o entendimento entre o PS e o partido de Portas para a redução do IVA e do IRS nos Açores, deixando-se subentendido que se a receita não é aplicada no Continente é por imposição do outro partido da coligação de direita.

Na edição de 27 de Julho, por um triz o Expresso não se esquecia do PS. Lá surge na p. 12, que reparte com o Livre. Aí, a correspondente do segurismo é chamada a ensaiar a candidatura da Maria de Belém à presidência da República, apresentando-a já como a segunda mulher em 30 anos que o faz. E na p. 14 surge uma pequena nota, redigida pelo jornalista de turno, sobre a constituição da direcção de campanha do PS. E é tudo.

Se este é o critério adoptado em relação ao PS, não se entende por que não é adoptado o mesmo critério em relação ao PSD e ao CDS. José Eduardo Martins, do PSD, e José Ribeiro e Castro, do CDS, não insurgem contra a desigualdade de tratamento em relação ao segurismo?

15 comentários :

Fio da navalha disse...



expresso ? o que é ?

Anónimo disse...

Nunca poderá voltar ao "ativo" porque tem este temperamento passivo.

Morgado De Basto disse...

Essa coisa,já faz muito tempo,que entrou para o clube do "sol",correio da manhã"e afins.

Só lamento,que três ou quatro pessoas por quem tenho respeito profissional e humano se mantenham por lá.Mas,estar vivo,efectivamente,dá um trabalho do camango!

Anónimo disse...

A única página que vale a pena ler no Expresso é a crónica de opinião de Miguel Sousa Tavares. Tudo o resto são encomendas, malabarismos e habilidades de propaganda com um objectivo político bem definido. Vale a pena ler esta achega
https://www.facebook.com/carlos.reisdossantos/posts/10153437996646506

Anónimo disse...

«Se Maria de Belém for candidata a Belém com o apoio do PS de António Costa é bem provável que este partido não só dê uma preciosa ajuda à direita como se arrisca a uma derrota de que dificilmente recuperará. Uma coisa é a senhora ter sido presidente do PS, outra é verem nela qualidades para o desempenho do cargo de Presidente da República. Uma candidatura de Maria de Belém servirá apenas para ajudar a direita.»
Nem para deputada quanto mais para Presidente! O Partido não vai ganhar por maioria por culpa própria.

Anónimo disse...

Gente que embaraça Partido: Assis, Vitorino, Vital Moreira (asco) , Ferro, Lello, Belém, Zorrinho...Será que não enxergam?

Anónimo disse...

40 anos de Expresso, e comprei-o uma vez. Por causa dos mapas. De tão desactualizados, que não voltei a repetir a compra. Aquilo é jornal de faz-de-conta, que todo o aspirante a executivo compra, para o chefe ver. No resto é um pasquim alaranjado. Basta ver os donos, e os seus "bildbergues"

Anónimo disse...

E esqueceram-se daquele vosso amigo que surripiava os gravadores dos jornalistas mais o canas grande zelador da precariedade e o mais recente companheiro de bisca o centeno liberal dos sete costa(dos) que o salário mínimo vale zero.

Anónimo disse...

PS: partido do satanás. Topem só: Zorrinho, Bravo Nico, Vitalino Canas (nem dá para relatar o asco que mete), Vital Moreira (dá pena de ver como regrediu desde a constituinte), Ricardo Rodrigues Fana Gravadores, Augusto Santos Silva (aquele que não queria dar subsídio de desemprego aos da sua classe; é tão anormal o gajo), Brilhante Dias (Brilhante? em quê), Lello (este é apenas parvo e sofre de diarreia mental), Velho Rodrigues, maria de lurdes não tenho 30 mil euros para pagar a indemnização por isso deixa-me cá fazer um livro com artigos já publicados, com o pedro anão e silva sabe tudo mas não faz nada; enfim, o rol não termina. Ao PS já só lhe falta um ex-primeiro ministro em prisão preventiva. péra lá............ e o Zorrinho? como subiu tão alto um personagem tão medíocre ? Vota PCP ou BE, Câmara Corporativa. PS e PSD é tudo farinha do mesmo saco.

Ass: João Rodrigues

Casimiro Baltazar da Conceição disse...



"PS e PSD é tudo farinha do mesmo saco". E "PRONTOS"!


Este triste mantra faz mais para afastar as pessoas adultas do PCP, do que a sua ideologia e as deficiências e incapacidades dos seus atuais Dirigentes todas juntas.


Ó pobre João Rodrigues, ó pobres tolos e patetas, de alguns dos quais até sou Amigo (e, ainda que informalmente, Camarada!): vocês não conseguem atingir que, no dia em que disserem que apoiam incondicionalmente um Governo do PS, desde que ele se mantenha, no ESSENCIAL, firme no combate a esta Direita criminosa e proto-salazarista que temos, EU SEREI O PRIMEIRO A TROCAR O MEU VOTO NO PS POR UM VOTO NA CDU?


E QUE ATRÁS DE MIM, OU ADIANTE, MUITOS MILHARES DE DEMOCRATAS, ANTI-FASCISTAS E PROGRESSISTAS COM DOIS DEDOS DE TESTA (e filhos...) FARÃO O MESMO??


E que todos nós, centenas de milhar ou até mais, apesar de votarmos geralmente no PS (ou até no Bloco, como eu), JÁ VÁRIAS VEZES JUNTÁMOS O NOSSO VOTO AO VOSSO, sem qualquer problema??


Na reeleição de Eanes, lembram-se? Na primeira eleição de Soares, lembram-se (com Álvaro Cunhal, corajosa e patrioticamente, a fazer-vos "engolir um sapo")? Até na Coligação "Por Lisboa", lembram-se?


Abram-me esses olhos: têm um mar de gente disposta a votar na CDU, se forem capazes de dar esse passo na direção certa: o apoio a um Governo de Esquerda e a um DISCURSO UNIFICADO DE COMBATE À DIREITA (parte fundamental desse passo)! Um mar de gente, ouviram? Que rejeita o PASOK português, mas que perante a infantilidade do PC e do BE atuais se vê obrigada a CONFIAR EM ANTÓNIO COSTA para não dar mais quatro anos de devastação a Portugal!


Fiquem de olho atento, vejam as coisas por dentro, que é uma maneira de melhor pensar. E, como é natural, vejam o que está mal e tentem sempre não se deixar enganar...

Anónimo disse...

João Rodrigues: não sou nem fui ps, não sou nem fui sequer de centro-esquerda, estou à direita disso tudo, mas vou votar ps. Mete-me medo a ideia de mais quatro anos disto.

É tudo igual? espere por que a coligação ganhe e então verá: quando adoecer na porcaria do SNS, quando lhe chegar a conta das propinas do ensino secundário e superior, quando liberalizarem os despedimentos, quando lhe cortarem a pensão ou o cálculo dela. Para que arranje um seguro de saúde, um complemento de reforma, para que seja 'empregável'. Se gosta, não esteja com meias medidas, não se esconda atras da CDU. Seja coerente: vote PAF.

É claro, sempre pode vir para a rua para uma daquelas manifs que dão direito a cinco minutos de telejornal mas não alteram uma letra do diário da república.

Anónimo disse...

O Baltazar e o anónimo seguinte são, politicamente, uns pandegos. Devem pensar que pode alguém ser quem não é enquanto venera os ladrões que empobrecem o país.

Anónimo disse...

A coligação PSD/CDS/CDU/BE deitou o governo Sócrates abaixo.Mas,agora sim,temos um governo à altura do País.Foram 4 anos de paz e amor!Muito se progrediu neste período! Uma maravilha!Deixa-me rir.Quanto ao Expresso,é mais um pasquim,onde,a os únicos artigos que merecem ser lidos são os de M.S.Tavares.E PONTO FINAL.

Anónimo disse...

Bem , então se percebi é o seguinte: devemos votar PS, porque os outros não podem ser governo. o PS mete pena, nao tem ninguem que se aproveite. Mas, se formos cdu OU be isso não importa, mais vale votar na PAF. o PS é um saco de gatos. Vota CDU ou BE. Os únicos com coluna vertebral. O PS é um partido de direita e quem por aqui anda e não consegue enxergar isso é porque anda a mamá-la toda. Porém, devo condescender: se o Costa fizer ministra a Isabel M, e os Pedros e o Galamba, também, então o PS talvez terá futuro. Agora se puser o Augusto Santos SIlva e o Ferroa Rodrigues, então PS: vai pró caralho. Vai enganar os tolos. Cuidado com o Centeno e com o Trigo pereira: precisam de sair do mapa. Os tipos são neoliberiais e estudaram pelos mesmos livros do Gaspar. Cuidado com os gajos. São do piorio, especialemnte o Centeno. O tipo quer contratos únicos de trabalho para diminuir o poder dos sindicatos, da negociação colectiva e dos direitos laborais. E por favor, fechem a matraca do Pedro Adão e Silva. O tipo é um beto, um arrogante, tem a mania que sabe de tudo e desconfio mesmo que seja de direita. Aquela cabeça deve estar no momento muito confusa. Na dúvida, é preciso afastar o gajo, porque ele retira votos ao PS. A sua associação à Lurdes Rodrigues não traz votos ao PS, pelo contrário, Essapersonagem é odiada e devia perceber que o seu tempo já terminou. Devia sair de cena. Aquele programa Pares da RepublIca na TSF? São trocas de favores com o Baldaia. A senhora retira votos ao PS, escutem o que digo.

Anónimo disse...

Não há nada mais pandego do que um professor sindicalista como o anónimo das 10:15.
Gente que se acha dona da verdade, que se acha superior moral e éticamente. Gente que não vê um cú à frente enquanto leva de bandeja o poder até à direita mais retrogada e fascista que este país viu desde o 25 de Abril.
A história está cheia de idiotas úteis como este anónimo. Infelizmente, também a esquerda tem os seus Pedros Passos Coelhos : imbecis convencidos de que salvarão o mundo.
Nunca irão perceber. Mas o lugar em que a história os coloca nunca é bonito.