quinta-feira, agosto 06, 2015

O desemprego que fugiu das estatísticas


«Saíram os dados do INE relativos ao emprego no 2.º trimestre de 2015. É possível assim fazer a comparação com o segundo trimestre de 2011 (aquando do início de funções do atual Governo):
    1. Há menos 220 mil empregos.

    2. O número de desempregados (pessoas sem trabalho procurando ativamente emprego) baixou em 60 mil. Como é que isto é possível?

    3. Porque são 160 mil os desempregados ocupados em programas de formação do IEFP.

    4. Porque são 243 mil os desencorajados, isto é, aqueles que, não estando empregados, deixaram de procurar ativamente emprego.

    5. E porque, entretanto, terá emigrado cerca de meio milhão de portugueses.»

3 comentários :

Anónimo disse...

Portanto: 220 + 160 + 243 + 500 = 1123

É essa a dimensão da martelada!

Anónimo disse...

Desempregados+desencorajados= mais de um milhão de pessoas (em 4.500 mil) adultos capacitadas e em plena idade activa, que são efectivamente capital humano do pais, rejeitadas, sem direitos e sem futuro, postas à margem da sociedade, sem trabalho remunerado, logo sem rendimentos próprios dias, meses, anos, logo vivendo na busca frustrada e humilhante, na angustia da pobreza e da miséria, na dependência da solidariedade familiar e social. Um flagelo a que este governo respondeu com indiferença e desdém. danos colaterais. Se assim continuarmos, caminhamos inevitavelmente para a revolta e para a guerra.

Anónimo disse...

Se assim continuarmos, infelizmente caminhamos é para mais anos de ditadura mansa e ignorante em que nada mais vai acontecer do que miséria e pobreza eternas.
Os capazes já emigraram, ficaram quem tem o cu confortavel à sombra do regime e os que serão a massa de pobres e miseraveis que sempre constituiu o grosso da população deste país.
Um pais que internalizou uma culpa que nunca foi sua, nunca se irá libertar do jugo dos opressores. No fundo um povo de medrosos que passam a vida a olhar para o vizinho e para a merda nas botas em vez de levantar a cabeça e olhar para o céu.