quinta-feira, outubro 08, 2015

Moderados


    «É hoje muito claro que assistia inteira razão a Norberto Bobbio quando preconizava que tão ou mais importante que a dicotomia direita-esquerda era a contraposição entre moderados e extremistas em cada um destes campos políticos. No caso europeu não há a mais pequena dúvida de que a grande linha de demarcação é precisamente esta última.»

10 comentários :

pedro carrilho disse...

agora temos o pc e o be a darem uma de bonzinhos a fim de retirar dividendos políticos, o ps está no seu normal, ou seja um saco de gatos mas que acabará por parir gatinhos pafiosos, e por esse mundo fora temos os americanos a ver os russos fazerem como deve ser na Síria, agora talvez algumas alminhas mais crédulas percebam melhor a razão de o governo americano querer saber tudo e espiar os seus aliados caninos como se fossem inimigos, vemos o caso volkswagen, o maior fabricante mundial de carros, eles já sabiam do que se passava mas esperaram pelas vésperas do maior salão automovel do mundo em Frankfurt para lançarem a bomba, pois assim surte muito mais efeito, e uma das maiores empresas europeias irá definhar não se sabe muito bem até onde, isto é também o maior investimento e exportador nacional, temos também o caso curioso da Fifa, em que mais uma vez são as autoridades estado unidenses a acionar as prisões dos dirigentes, isto em vésperas de eleições para o orgão mais importante do futebol mundial, e a razão é que a Fifa absorve muitos fundos publicitários que por essa via nãao vão parar ao futebol americano, coincidências não existem meus caros!

Indivíduo disse...

É bom ver que o Câmara não se põe do lado daqueles que vêm o papel do PS como o de ser o PSD versão light...

Indivíduo disse...

É bom ver que o Câmara não se põe do lado daqueles que vêm o papel do PS como o de ser o PSD versão light...

Anónimo disse...

Quando é que o Assis se inscreve no PSD/PPD?

Jaime Santos disse...

Defendo a Economia Social de Mercado e o Capitalismo Regulado. Sou a favor da existência de um sector empresarial dos Estado onde se incluam empresas como a REN, os CTT, os Aeroportos e as Redes de Água. Defendo que a Banca deve estar nas mãos de privados, com exceção da CGD. Não tenho uma posição fechada quanto à TAP e mais do que a questão das privatizações de certos sectores, julgo que se coloca a questão de a quem, por quanto e em que condições se privatiza. Defendo uma sociedade aberta e que saiba acolher aqueles que desejam viver entre nós, porque considero que as sociedades abertas são as mais bem-sucedidas. Defendo a igualdade de género e sou a favor do casamento entre (e da adoção por) pessoas do mesmo sexo. Defendo um Estado Social Forte, sem descurar a contribuição que as IPSS e as ONGs podem ter nele, mas rejeito o assistencialismo. Defendo a Escola Pública. Resumindo, tenho aquilo que considero ser uma posição razoavelmente centrista, mesmo para padrões norte-americanos. Sucede que considero que Portugal deveria sair do Euro, porque a pertença a uma Moeda Forte estrangula a nossa Economia. Como os Partidos que a defendem (BE e PCP) não explicam como pretendem deixá-la (não há Alternativa quando não existe Estratégia, como mostra bem o exemplo grego) e por causa de tudo o que escrevi acima, acabo sempre a votar no PS. Até considero que dadas as diferenças e o carácter mercurial da Esquerda da Esquerda, provavelmente o PS deverá estabelecer um acordo com a Direita que permita a um Governo Minoritário PSD-CDS ser empossado por Cavaco. Apesar de tudo isto, sou, de acordo com Francisco Assis, um perigoso radical, presumivelmente do Centro Radical, mas por amor de Deus, não me ponham na mesma prateleira que Blair e quejandos...

Anónimo disse...

Estou consigo Jaime Santos, obrigada por escrever o que penso.
Lena

Anónimo disse...

Jaime Santos - ora converge ora diverge mas acompanho o raciocínio com bonomia quase até ao fim mas esbarro em Francisco Assis, governo PSD-CDS e assim tudo o que disse para trás perde sentido. Pena. Em portugal é preciso acabar com o jesuitismo farisáico e pela primeira vez vislumbro algo novo, existe uma estratégia porque existe uma alternativa.
JC

Jaime Santos disse...

Meu caro/a JC, Eu não tenho qualquer oposição de princípio a uma Convergência à Esquerda. Votei António Costa nas Primárias porque estou farto do Centrão e do Bloco Central dos Interesses. Também não acho que o BE ou o PCP defendam na prática (fora o folclore da saída da NATO, que Jerónimo de Sousa já veio dizer não ser essencial) nada que vá para além da Social-Democracia de Antanho. Os dois Partidos aceitam as regras da Democracia Parlamentar e do Estado de Direito. O que dizem parece radical porque nós divergimos imenso para a Direita desde os anos oitenta. Mas terá que concordar que quando vê Catarina Martins (o mesmo se pode dizer do Programa do PCP) a defender que se devem nacionalizar empresas agora privadas utilizando os seus dividendos (durante 20 anos, presumo eu) para pagar essa nacionalização ou usar o pelo do cão como a Fosun fez (depois de Mariana Mortágua ter passado o tempo a criticar essa opção) que quem fala assim não pode estar a falar a sério, e se fez contas. anda a escondê-las. Ter uma Estratégia não significa apenas ter objetivos, significa sobretudo desenhar políticas que os permitam atingir a partir do que temos. em pequenos passos, porque quem tem (só) uma visão deve ir ao médico, dizia Helmut Schmidt. Os constrangimentos externos impostos sobre o País são o que são, mesmo se a sua responsabilidade é do modelo económico que foi fruto do Consenso entre o PS e o PSD (e mais recentemente o CDS, que em tempos, honra lhe seja feita, expressou dúvidas sobre o Processo de Construção Europeia, mas isso foi na mesma altura em que Paulo Portas ainda pensava pela sua cabeça e não se tinha rendido ao Exercício do Poder pelo Poder). Por isso, entendam-se em torno de um Programa factível e de um acordo de Coligação sólido que necessariamente ficará muito aquém dos objetivos pretendidos pelo BE e pelo PCP. Acho até que fariam muito bem em aceitar pastas num novo Governo para compartilhar com o PS o desgaste que necessariamente sofrerão pelo exercício do Poder em Democracia. Depois, a partir daí, poderemos construir algo em conjunto. Agora, não venham defender uma Convergência em que à primeira dificuldade abandonam o PS e depois assistimos ao retorno em força da Direita e ficamos pior do que antes. Espero que isto o/a deixe esclarecido/a sobre o meu profundo ceticismo relativamente à viabilidade de uma Convergência de Esquerda. Cumprimentos.

Jaime Santos disse...

Já agora, mais uma nota, meu caro JC, Parece-me que para si convergir é simplesmente concordar com o seu ponto de vista, o que me parece francamente paternalista numa Esquerda que se quer plural. Não quer confirmar a citação de Orwell onde este dizia que o Católico e o Comunista nunca conseguiam participar num Debate em que considerassem que o seu Oponente era simultaneamente honesto e inteligente, pois não?

Anónimo disse...

Francisco Assis ficou traumatizado com aquelas lambadas e encontrões que levou no Norte, foi o ultimo momento de coragem e frontalidade que teve na vida. Resistiu e partiram-lhe os óculos, coitadinho. Desde então é um dó.Medroso, mediano, de vistas curtas...instalou-se em Bruxelas e, engordou, ficou balofo e suado, nim, situa-se tão rigorosamente ao centro meridiano que até enjoa. Pura gelatina, inteligente, culto, experiente, mas já não serve para nada.