sexta-feira, dezembro 02, 2005

Apenas seis juízos cíveis (em 144) com boa eficiência

Pode ler-se no Público de hoje uma análise a um trabalho do Observatório Permanente de Justiça intitulado “Os actos e os tempos dos juízes: contributos para a construção de indicadores da distribuição processual nos juízos cíveis”. Segundo o Público:

    ‘“Há juízos cerca de cinco vezes mais eficientes do que os outros. Contudo, apesar de alguns casos excepcionais, pode dizer-se que a ineficiência é a característica mais comum a quase todos os juízos cíveis, sobretudo nos juízos cíveis do Porto e de Lisboa, em que o grande volume de processos pendentes e entrados é largamente superior ao dos processos findos. Considerando-se todos os juízos cíveis (144) podemos dizer que apenas seis deles apresentam um bom índice de eficiência”, pode ler-se no relatório do Observatório Permanente de Justiça, a que o PÚBLICO teve acesso, e que contém, também, várias entrevistas a magistrados que falam dos bloqueios do sistema e apontam caminhos concretos para a sua resolução.’


DESEMPENHO DOS 144 JUÍZOS CÍVEIS

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

7 comentários :

Anónimo disse...

Números são números. E contra factos não há argumentos.

Anónimo disse...

E um autentico primor de demagogia, a "conversa fiada" dos dignissimos cidadãos deste país que exercem a faculdade de serem "orgão de soberania". Só agora que foi posta a nú, uma grande parte da sua ineficiência, competencia, capacidades de de trabalho, etc., e por que lhe foram retiradas as mordomias que foram adquirindo, é que estão em terreiro. O lascismo da situação sermpre lhes interessou, como pano de fundo, cortina de fumo, para a honestidade que deveriam ter para com os cidadãos contribuintes que se tem que sujeitar aos seus "caprichos". Que a mais alguns, vergonha não lhes falte para tentar colocar " a justiça " em melhor caminho.

Anónimo disse...

Tenho escrito e não me canso de repetir.

Quem trabalha e é produtivo ganha sempre pouco, aos que se "borram" para o trabalho, só há um caminho a seguir, procurem novo rumo á sua vida.

O trabalho é uma causa e um trabalhador digno desse nome, vê que nunca é reconhecido,sente-se sempre injustiçado, portanto há que fazer justiça na justiça.

Mais vale poucos e bons, do que muitos e maus

Só assim serve-se Portugal e os Portugueses

Anónimo disse...

Estava à espera de ler muitos insultos ao Abrantes. Mas os magistrados fizeram ponte ....

Anónimo disse...

Por manifesta dificuldade de contacto via E-mail com o titular deste Blog, ponho à vossa consideração a seguinte questão:

" Para quê o Hospital da Marinha, da Força Aérea, Militar Principal e seus Anexos. isto em Lisboa, porque haverá outros por esse país fora ? "

Anónimo disse...

Claro, ponte, levaram os dossiers para dar uma vista de olhos.

É justo

Anónimo disse...

Soube bem os juizes terem feito ponte. Isto hoje não parecia o mercado do Bolhão.