domingo, abril 16, 2006

Novos leitores

Costuma-se dizer que os posts que não aparecem na página inicial de um blogue não são lidos. Como se tivessem sido trasladados para o arquivo morto. A experiência diz-nos que não é bem assim. O CC é constantemente revolvido — e alguns leitores não deixam de dar a sua opinião sobre temas longínquos. Ainda bem. Eis um comentário hoje produzido sobre um post de Setembro passado:

    “Foi hoje o meu primeiro contacto com este blog, e estou a achá-lo bastante esclarecedor.
    Não tanto pelos conteúdos (factuais?)dos autores do mesmo, mas pelas respostas inenarráveis de pretensos magistrados.
    Vejo uma classe que se arroga o direito de ser um orgão de soberania, e logo acima dos demais cidadãos, a recorrer a um nível de linguagem e argumentação que só valida a impressão que o cidadão comum vai tendo dos magistrados: já não constituem uma classe de prestígio, dedicada à defesa do cidadão e da justiça, mas cada vez mais dedicada a "servir-se"...

    Ainda sobre os privilégios, o direito inerente a eles, responsabilidades e afins.
    Sou profissional da saúde, trabalho por turnos - o que quer dizer que em média viverei menos 15 anos que qq cidadão comum,(e que, se fosse mulher, teria o dobro da probabilidade de abortar),sou confrontado diariamente com decisões morais, éticas e técnicas que afectam a vida de doentes e familias, lido diariamente com doenças altamente contagiosas, risco de agressões, ambiente de trabalho stressante.
    Não tenho direito sequer a subsidio de risco (pelo contacto directo que tenho com doenças infecciosas) muito menos de penosidade (por lidar com doentes moribundos/psiquiatricos, etc) e menos ainda de deslocação ou habitação (os hospitais centrais e com melhores oportunidades de aprendizagem restringem-se a três cidades: Porto, Lisboa e Coimbra).
    Também tenho um curso superior e uma profissão que me obriga a estudo constante e a reciclagem frequente.
    Pergunta: Porque ganho metade de um Juiz em princípio de carreira?”

28 comentários :

Anónimo disse...

Ganha metade porque não estudou na Universidade.

Anónimo disse...

Anónimo das 9,25,
Um médico não estudou na Universidade?

Anónimo disse...

Anónimo das 10,26

Estou mas não foi na Universidade Moderna.

Anónimo disse...

Queria dizer Estudou e não Estou

Anónimo disse...

Ganha metade porque o dobro pode cobrá-lo no escritório privado ou mesmo no próprio hospital, sem sequer cobrar IVA.
E devia ganhar ainda menos porque é um funcionário público mesquinho que tem uma tala nos olhos e não sabe o que são funções de soberania.
Mas se quiser ganhar tanto como um juiz, é fácil: vá para a construção civil; lá consegue-se ganhar ainda mais que um juiz, sobretudo com muito dinheiro por fora sem declaração no IRS.
Se precisar que faça um desenho, avise.

Anónimo disse...

Bem, acrescentaria uma coisa ao anónimo anterior.
Se esse médico de meia tijela quer ganhar mais, inscreva-se num partido, pode ser mesmo rosa, e faça uns favores aos seus bosses, e pode ser que um dia destes ganhe o estatuto de boy e assim seja presidente de um instituto qualquer ou de uma direcção geral. Aí ganha muito mais que um juiz e ainda tem motorista a ajudas de custo à discrição.
Se quiser saber mais pormenores pergunte ao Miguel Abrantes que ele é especialista.

Anónimo disse...

Falem-lhes em $$$$$ e os gajos ficam que nem feras. Espumam pela boca .

Anónimo disse...

Sr. Juíz anónimo das 10:54:14

é por causa das funções de soberania ? Mas os agentes do MP ganham o mesmo que vós !!! Têm tb funções de soberrania ?

Anónimo disse...

O MIguel Abrantes ganha mais que o dobro que qualquer juiz.
Não percebo a insistência na inveja.
Um piloto de avião, na rota europeia, ganha 25000 euros por mês.
Se o enfermeiro está mal, que mude.
Acho que ainda há concursos para o CEJ.

Anónimo disse...

o problema é que ninguém controla os juízes.

Os juízes que têm falta de qualidade e/ou os que trabalham pouco deveriam ir para o quadro de excedentes da função pública.

Eventualmente, afectar uma verba da UE para os formarem/reciclarem.

Anónimo disse...

Ó palermas, um juiz não é um merceeiro de chouriços.

Se vocês tiverem um processo em tribunal querem que ele seja decidido em consciência e ponderação ou apenas para a estatística (ainda que nada fique resolvido) ?

Leiam e engulam sapos, que vos fazem bem:

http://infor-direito.blogspot.com/2006/04/os-tribunais-e-as-fbricas-de-chourios.html

E é claro que o que vocês queriam era que os juízes fossem CONTROLADOS PELOS POLÍTICOS, para que os cartões dos políticos, dos boys, das cunhas e dos corruptos pudesse comandar este país. O grande problema é que os corruptos têm medo de um poder judicial indepedente e querem controlá-lo.
Até usam blogs como este para a mesma pessoa andar aqui a comentar como anónima 10 vezes apesar de ser o autor do blogue. Mas não vale a pena perderem tempo porque quando precisarem de justiça vão ver como dói.

Anónimo disse...

Não é um merceeiro de chouriços.

É um merceeiro de linguiças.

Já agora em vez de palerma fica mais adequado utilizar o termo néscio. Fica mais a condizer com o merceeiro de linguiça.

Anónimo disse...

"Se vocês tiverem um processo em tribunal querem que ele seja decidido em consciência e ponderação ou apenas para a estatística (ainda que nada fique resolvido) ?"

Deve ser a única classe em Portugal que não se dá quando faz uma greve. Com o atraso que há nos tribunais, tanto se dá como se deu que haja greve. Mais mês menos mês, o caos é geral.

Não façam uma mudança radical na justiça (e não só) que daqui a alguns anos não vai existir investimento estrangeiro em Portugal.

Existem várias empresas estrangeiras a qerer investir em Portugal. Só que quando fazem a análise ao sistema de justiça vigente faz com que o investimento vá para outras paragens dentro da UE.

Miguel Abrantes disse...

Caro anónimo Seg Abr 17, 12:26:18 AM:

Não há nada como termos o nosso juizinho todo. Tenha calma porque não há dinheiro que pague a (sua) saúde.

Miguel

Anónimo disse...

Um orgão de soberania faz greve?

Anónimo disse...

Fazem greve mas não descontam.
Neste aspecto comportam-se como os políticos que não trabalham mas assinam a folha de presenças.

Anónimo disse...

Caro profissional de saúde:

Permita-me realizar as seguintes apreciações relativamente aos seus queixumes:

a) V/ Exª não identifica a profissão que exerce, limitando-se a um descomprometedor "profissional de saúde". Assim, ficamos sem saber se é médico, enfermeiro, psicólogo ou simples técnico de radiografias. Ficamos sem termo de comparação, o que esvazia os seus argumentos. A menos que defenda que um técnico de radiografias ou um psicólogo (que nem receitas pode passar) devam ganhar o mesmo que um juíz, por terem as mesmas responsabilidades. Se assim defende (e imagino que sim, uma vez que quando se trata de dinheiro, não falta verbo aos profissionais da saúde) recomendo-lhe que vá a um Tribunal e ganhe consciência do que é a vida de um juíz, advogado ou procurador.

b)V/ Exª diz que é confrontado diariamente com decisões morais, éticas e técnicas que afectam a vida de doentes e de famílias. Já esteve por acaso num juízo criminal ou de família e menores? Sabe o que é para um juíz/advogado/procurador ter que realizar um acordo de regulação do poder paternal? Sabe o que é ter a liberdade de uma pessoa nas mãos e poder ver a vida dessa pessoa destruída por erros processuais? Imagina o que é ter que realizar prova de crimes de maus tratos sobre crianças? Imagine o que é ter isso exclusivamente por profissão!

c) para sua informação, os juízes trabalham igualmente por turnos - daí o período de férias judiciais tão alargado que tanta raiva faz ao público - e frequentemente não podem gozar os 22 dias úteis de férias a que têm direito para assegurar serviço urgente nos Tribunais durante as férias judiciais!

d)Quanto ao subsídio de risco, pergunte quantos juízes dos Tribunais Criminais desse país fora o auferem! E se existe dinheiro que pague os riscos a que a sua profissão os expõe a eles e às suas famílias! E quanto ao subsídio de penosidade, experimente lidar com toxicodependentes em último grau e passe noites a pé para interrogar os detidos em rusgas.

d.1) ainda relativamente ao anterior, por que motivo haveria de receber subsídio de risco/penosidade para justamente exercer a profissão que escolheu ao enveredar por um curso superior?

e) queixa-se que tem um curso superior e ganha metade de um juíz. Case desconheça, para se chegar a juíz, além do curso superior é necessário trabalhar durante dois anos, realizar exames duríssimos de acesso à Magistratura e ainda estudar três anos no CEJ a ganhar €1000/ mês, com prejuízo para as famílias e vida pessoal dos auditores de Justiça (um amigo meu perdeu um casamento por causa disso). Não o ouço todavia dizer que um médico especialista devesse ganhar o mesmo que um médico generalista de início de carreira ou de um enfermeiro! Os riscos são os mesmos!

f)ainda bem que V/ Exª publicou este comentário. Dá perfeitamente para compreender quais são as preocupações dos profissionais da Saúde deste país e o empenho e vocação que dedicam à sua profissão! Nunca o ouvi dizer "O Governo não me dá colocação junto das populações isoladas" como o juízes são obrigados a fazer no início de carreira. Todos querem as remunerações dos juízes sem estarem sujeitos aos seus deveres!

Anónimo disse...

Caro Juiz anterior:

O heterónimo do Miguel que se identificou como "profissional de saúde" (esperemos que na área psiquiátrica...) não quer conversas nem explicações, apenas cumpre ordem acéfalas do dono...

Béu-béu...

Anónimo disse...

O senhor dr. ganha horas extraordinárias?
o senhor dr. está impedido de acumular empregos ou receber remuneração por qualquer outra actividade?

Anónimo disse...

senhor dr. com curso superior:
a pergunta deve ser grafada "por que" e não "porque".

Anónimo disse...

O profissional da saúde está a sentir na pele o que representa meter-se com a corporação da beca.

Anónimo disse...

Aqui é que uma pessoa vê a preocupação dos profissionais da Saúde! Repare-se que não falou dos juízes trabalharem sem horário, não receberem horas extraordinárias, serem obrigados a saltitar durante anos de comarca em comarca, podendo um ano estar em Arcos de Valdevez e no seguinte em Armação de Pêra, e estarem expostos a todas as obrigações do sr. dr. profissional de saúde com curso superior! Contudo, chora ali e clama discriminação, o argumento mais débil para quem quer benefícios! Miguel Abrantes: e se tornasses a raiva dos juízes e a dirigisses ao lobby da Saúde?

Anónimo disse...

O que eu gostava mesmo era que todos os juizes morressem.

Anónimo disse...

Ler-se, no comentário anterior, em vez de "eu", o Miguel Abrantes, o béu-béu mor...

Anónimo disse...

"Sou profissional da saúde, trabalho por turnos - o que quer dizer que em média viverei menos 15 anos que qq cidadão comum"

Vês, "Miguel", este tipo de trabalho (o do anónimo TS e o teu próprio trabalho) tem os seus riscos e fazem mal à figadeira e a outras partes do corpo... Como dizia o Variações (aposto que será um ícone teu...) "muda de rumo"...

Anónimo disse...

Estou cheio de pena dos doutores de medicina e de direito!

O que hão-de dizer as empregadas de certas fábricas que trabalham também por turnos, fazem horas que não lhas pagam, tem de ir para a cama com o patrão, se não, são despedidas...


Toda a gente que aqui posta tem uma vida de sofrimento!

Anónimo disse...

Comentador anónimo de Seg Abr 17, 07:30:54 PM disse:

"O que eu gostava mesmo era que todos os juizes morressem."

Recomendo ao Dr. MA que lhe conceda o prémio de "Comentário mais boçal da Câmara Corporativa".

Desculpe, não é o meu estilo, mas o nível do seu comentário não merece outro tipo de consideração.

Anónimo disse...

"Recomendo ao Dr. MA que lhe conceda o prémio de 'Comentário mais boçal da Câmara Corporativa'."

Caro "Mocho", isto significa que os Prémios que o MA prometeu para Dia de Reis vão finalmente sair...?

Hip, hip...