sexta-feira, novembro 24, 2006

Como evitar Gaiosos

Um leitor atento do CC aproveitou o post anterior para contar a história de Gaioso e do seu conflito com Carrilho, sugerindo, pelo que me parece, que nem só no PCP há comportamentos estalinistas. O leitor diz que Gaioso se viu metido em trabalhos por criticar Carrilho publicamente.

Não tenho dúvida nenhuma em dar a minha opinião. Está fora de causa aceitar que qualquer vereador falte repetidamente a reuniões, mas também acho má ideia que um vereador, seu camarada ou companheiro de partido, o critique publicamente — e não, de forma solidária e construtiva, em reuniões partidárias.

É claro que esta doutrina também assenta na perfeição a Paula Teixeira da Cruz, que distribui cacetada a torto e a direito pelos seus companheiros de partido e de coligação, sem poupar o próprio presidente da câmara, vá-se lá saber porquê (agressividade psicológica, ambição desenfreada ou simples recalcamento?).

Mas tenho de tirar o chapéu ao PCP. Esta vetusta instituição sabe bem que é melhor prevenir do que remediar. Mal cheira a esturro, queima logo as folhas secas antes que elas sujem o ambiente. Nem é preciso que Luísa Mesquita abra a boca. Desconfia-se que possa vir a divergir? Segue guia de marcha!

Desta maneira, não há Gaioso que floresça. É cortado logo à nascença. E o PCP revela a sua veia moral, de pendor religioso, para castigar por pensamentos, palavras e actos.

1 comentário :

Anónimo disse...

E clerical, visto ser continuar a ser uma gerontocracia (o flamino amigo da Koreia do Norte é só para disfarçar...)