sexta-feira, maio 04, 2007

As atribulações do juiz Moreno [V]





6. Mas por que raio o implacável Moreno se havia de lembrar de pôr num mesmo saco recepcionistas, telefonistas, motoristas, dactilógrafos, contínuos e operadores de reprografia (que mantêm os seus postos de trabalho quando os governos vão à sua vida), com adjuntos, assessores e chefes de gabinete (que cessam funções quando o membro do governo que os nomeou deixa o cargo)?

Bem, neste momento, Moreno abandona a sua condição de juiz, e converte-se em sociólogo. O herói deste folhetim acha que o Estado lhe paga para indagar a idade do pessoal dos gabinetes, para investigar as suas habilitações literárias, para averiguar o seu passado profissional. Para transformar o relatório da auditoria num balanço social.

Moreno quis provar que os gabinetes governamentais são o habitat natural dos boys. Ao considerar que fazem parte dos gabinetes funcionários com menores habilitações (telefonistas, motoristas, recepcionistas…), Moreno resolve o problema de uma penada, demonstrando a baixa qualificação "global" dos gabinetes.

A ilação que se tira dos valores percentuais apresentados nos quadros é óbvia: senhoras e senhores, Moreno himself identificou, “em grandes números”, os boys. O povo que trate deles.

7. Quando chegou o momento de investigar as remunerações, tornou-se irrelevante relatar as que respeitam ao pessoal de apoio administrativo e logístico. O implacável Moreno centrou a sua atenção nos membros dos gabinetes.

Tendo detectado que havia uns tantos maduros que auferiam remunerações superiores às do presidente da República e do primeiro-ministro, enuncia-as no relatório, mas esquece-se de um pormenor: não identifica para que governo(s) trabalharam — aspecto essencial para o apuramento da responsabilidade financeira.

No exercício do contraditório, o Governo de Sócrates protesta: nenhum desses casos se passa com o actual governo. Moreno não se comove e guarda para si o segredo.

[A continuar]

14 comentários :

Anónimo disse...

Tanto paleio rota para disfarçar as trapalhadas so Sócrates...

Vai trabalhar, Miguel.

Anónimo disse...

Rectifico:
"Tanto paleio roto para disfarçar as trapalhadas do Sócrates..."

Anónimo disse...

O Moreno é um canhestro ... Meteu os pés pelas mãos e não conseguiu identificar todos os boys ... (desde logo,não contou os que animam blogues e/ou os que acumulam com lugares nos Gabinetes)

Anónimo disse...

Eu quero ver é quando o Tribunal de Contas fôr ao Politécnico de Santarém e der de ventas com a admissão do António Manuel Balbino Caldeira - vulgo portugal prófundo - no mesmo politécnico
Que mãozinhas se mexeram e como se mexeram
Não se pode ter telhados de vidro para quem tem a profissão de difamador

Anónimo disse...

"Não se pode ter telhados de vidro para quem tem a profissão de difamador"

Gosto quando o "miguel" explica porque não coloca aqui dados pessoais...

Anónimo disse...

Este moreno é mais um cavalo de troia enviado pela psd para o interior do TC, tentando passar uma monstruosa mentira, transformando-a numa verdade. Porém este sr. é um boy do psd que está a fazer um frete (gratuíto)misturando o que não misturavel afim de esconder as asneiras dos governos de durão (o fugitivo) e santano (o menino guerreiro), esses sim defraudaram o estado.

Anónimo disse...

"Este moreno é mais um cavalo de troia enviado pela psd para o interior do TC"

Será que o Oliveira Martins também foi infectado?


"tentando passar uma monstruosa mentira"

Isto das mentiras não será efeito secundário do conhecimento público do "percurso académico" do PM Sócrates?

Anónimo disse...

A gaffe do sr. engenheiro
«Contaram-me há pouco e eu não queria acreditar. Um amigo meu que vai de viagem ligou uma rádio de grande audiência e ouviu o ministro Mário Lino a defender a construção do novo aeroporto internacioanal na Ota, numa sessão pública em Alcobaça com centenas de pessoas. Nada de anormal. Mais estranho é que o ministro terá dito que defendia aquela localização como ministro e como engenheiro civil inscrito na Ordem. Segundo me disse o meu amigo, a gargalhada foi geral...»

FAL, no Corta-Fitas.

Anónimo disse...

atacam o Sócrates pq são caleceiros da FP...Temos governo!

Anónimo disse...

O Moreno licenciou-se pela Independente?
Só estou a perguntar.
Não me precisam de me confundir com um irmão vosso.

Anónimo disse...

Por falar em Judite de Sousa: quando é que acaba a mama do sistema de saúde dos jornalistas sustentado pelo erário público?
Continuo sentado à espera.
Isso é que é uma corporação em condições.
Nem o Pinóquio a verga ("e" aberto).
Quando tiver um filho hei-de licenciá-lo em jornalismo.

Anónimo disse...

O Moreno licenciou-se na Independente?

Anónimo disse...

Eu leio o Expresso e fico boquiaberto com tamaha desfaçatez. Vamos por tudo em pratos limos
Mas quem é Ana Paula Vitorino?
1)está na Cesur com o Viegas.
2) por acaso a sua empresa TIS é que faz sempre os ESTUDOS sobre trafego e outros para as empresas de serviço publico de transportes (
3) Metro Sul do Tejo ( foi a presidente) os estudo foi para Viegas
4) comboio na ponte. estudos para o Viegas
5) vai tudo ter ao grupo Barraqueiro
6) avença na Ferconsult
7) passe social estudos para o Viegas
Presidente actual obras Metro Sul do Tejo o ex-chefe na Ferconsult
8) O bogas e a esposa ex-assesores agora administradores
9) Ana Melo a sobrinha ( foi apanhada pois era ela que desviava para a imprensa os relatórios confindenciais sobre a OTa, despedida de assessora do MInistro foi colocada pelo tio ( Pardal) na RAVE

Como é isto tudo possível
Será esta a mesma Ana Puala Vitorino que é secretaria d eestado dos transporets?
o primeiro ministro com gente desta está bem.......

Anónimo disse...

Neste governo temos mais girls e com vencimentos na ordem dos quase 4000 euros, os seus currículos estão quase em branco ou preenchidos com dois ou três jobs públicos ou privados(como todos sabemos os privados também colaboram na nobre função de arranjar emprego para os filhos, amigos e afins dos nossos políticos).
O autor do blog até pode ter razão quando refere que o relatório está malfeito mas parece conversa do roto a falar do rasgado,pois aos portugueses pouco importa saber quantos são mas sim porque ainda existem? Milhres de licenciados no desemprego com boas notas e experiência profissional e é sempre a mesma conversa,boys ao poderque as girls já lá estão!