sexta-feira, maio 11, 2007

LER OS OUTROS

Através do Tiago Barbosa Ribeiro, conheci um novo blogue: Ladrões de Bicicletas. Aqui fica um extracto de um texto de Pedro Nuno Santos, intitulado Ultrapassar pela direita só se for em estradas britânicas:

    “Compreendo que Marques Mendes, desnorteado com a fuga do eleitorado do centro para o PS e com a ameaça Portista à direita, não saiba para quem se dirigir e, confiante que os portugueses tenham memória curta, diga o que disse. No entanto, já não compreendo que à esquerda do PS seja possível fazer tábua rasa daquilo que o PSD fez e se preparava para fazer na área da saúde em Portugal. Nem se pode dizer que a agenda do PSD para a saúde seja uma agenda escondida, dada a clareza das suas intenções. Este partido iniciou, no último governo que liderou, um processo claro de privatização do sector público de saúde ,de que é exemplo: a transformação, de uma só vez, de 31 hospitais em sociedades anónimas (último passo antes da privatização); o anúncio da construção de 10 novos hospitais em parcerias público-privadas (só tiveram tempo para lançar 3 concursos: Loures, Cascais e Braga) ou o anúncio de taxas moderadoras indexadas aos rendimentos dos utentes (o objectivo não era moderar o acesso mas introduzir preços nos cuidados de saúde).

    O PS não só suspendeu as parcerias com privados com excepção dos 3 concursos já lançados, como transformou os Hospitais SA em Entidades Públicas Empresariais. Rejeita taxas moderadoras diferenciadas porque entende que estas não são taxas de utilização dos cuidados de saúde.

    Como é que se pode dizer que o PS está a fazer o que o PSD não poderia fazer no poder, quando o que este partido queria e já tinha iniciado era a privatização do SNS?

    Num contexto de controlo das contas públicas, de fraco crescimento económico, de envelhecimento da população e de grandes avanços tecnológicos no sector tudo o que está a ser feito tem como principal objectivo preservar um Serviço Nacional de Saúde público, universal e de qualidade.

    Debater visões diferentes à esquerda é fundamental. Reduzir o PS ao PSD não só é injusto como é um erro que só favorece a direita.”

13 comentários :

Anónimo disse...

"Reduzir o PS ao PSD não só é injusto como é um erro que só favorece a direita."

Talvez o problema seja maior do que isso - o PS, pelas suas políticas e obsessões , passou a ser a Direita do PS e do CDS...

Anónimo disse...

Entreguerm a saúde ao PSD e vão ver o que vos acontece .....

alanys disse...

É bom que haja quem refresque a memória aos portugueses.

Anónimo disse...

Mal qual Saúde - pergunta metade do país que ficou sen URGÊNCIAS e sem MATERNIDADES...?

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior: as maternidades que fecharam não tinham condições e as urgências que fecharam não eram urgências, mas SAPs. Se queremos qualidade temos de sacrificar a quantidade com prejuizo para alguns, infelizmente! Nem todos podem ter maternidades e urgências à porta de casa! O SNS não é assim tão mau qto o pintam!

Anónimo disse...

Para o anónimo anterior
Tal qual o regime de salazar, nem todos podiam ter acesso à educação, à saúde, ao bem-estar. Quem nasceu nos meios rurais, paciência, é a vida como dizia o Guterres.

Anónimo disse...

Para o anónimo anterior:
Comparar a actual situação na saúde e na educação com o tempo de Salazar ou é falta de memória ou desconhecimento total da história.
A democracia corrige-se não se vilipendia.

Anónimo disse...

Com este governo, portugal tem um rumo e projecto.
Um governo estavel, serio, competente e de trabalho.
Com este 1º. ministro portugal preserva o estado social, a dignidade humana, combatendo as corporações, criando mais igualdade entre os cidadãos.
Portanto, temos o melhor governo de sempre e o 1º. ministro, mais serio, competente e trabalhador de sempre.
O psd não passa de um grupo partidario refem das corporações e sem objectivos claros, passando o tempo a dar tiros nos pés. Quem está com a politica do jardim, que podemos esperar?
Já o tenho dito, todos aqueles que se afirmam saudosistas de salazar, são votantes no psd. Esta é a verdade. Ou seja, os salazaristas estão com este partido, porque será?

james disse...

Não obstante a maioria dos comentadores estar de acordo com o post transcrito do Ladrões de Bicicletas, há um reparo a fazer, designadamente ao Governo, a saber:

Deve o Governo explicar, com mais detalhe, aos cidadãos as reformas que tem em curso.
Com efeito, não basta reformar e, quer se queira, quer não, o ministro Correia de Campos, independentemente do mérito que tem nesta matéria, não deixa de ser um mau comunicador e de passar uma mensagem confusa, face aos seus concidadãos.

Se este Governo tem sido tantas vezes acusado de marketing político no anúncio das suas reformas, e se repararmos para o caso da saúde, como o da educação e outros, começa a ser decisivo que, se os seus titulares não conseguem ter um discurso congruente, escorreito e verdadeiramente orientado para o que está em causa, demarcando-se convenientemente do PSD, devem, pelo contrário, DELEGAR tais explicações nos comunicadores mais competentes, os quais, certamente, existirão, evitando, assim, aqueles outros exporem-se "por dá cá aquela palha".

Se o 1.º Ministro, por vezes, vem ele próprio, dar a cara por tais reformas, sempre que se apercebe que a mensagem não foi passada com clareza, urge encontrar comunicadores competentes que consigam dissipar, os "ruídos" comunicacionais que, simultaneamente, o Dr. Marques Mendes se limita a explorar, dando-lhes uma ênfase que, facilmente, seria desmontada, atenta a justeza de tais reformas.

Convém, pois, não se desbaratar aquilo que tem lógica, é justo e urge ser executado.

Anónimo disse...

Concordo com a posição de james. Os portugueses precisam de informação para serem envolvidos. E para exigirem! É preciso dizer com clareza verdade como estamos, o que os outros fizeram e o que deve ser feito. ENVOLVAM-NOS

Anónimo disse...

http://www.freerctv.com/es/petition.php
Quem for pela liberdade de imprensa visite este site. A liberdade está em perigo na Venezuela.

Anónimo disse...

"Como é que se pode dizer que o PS está a fazer o que o PSD não poderia fazer no poder, quando o que este partido queria e já tinha iniciado era a privatização do SNS?"

Sobre este post: mas meu caro, já deve ter percebido, há muito, como eu, QUE TUDO NESTE PAÍS ESTÁ MONTADO PARA SER A DIREITA A GANHAR OU A VOLTAR EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO AO PODER.

PCP E BE SÃO UMA ENGRENAGEM DESTE SISTEMA. EXISTEM E TEM O TEMPO DE ANTENA QUE TÊM PARA QUE O PODER FIQUE SEMPRE À MÃO DA DIREITA.

A ENTRADA DA PRISA É O INÍCIO DE UMA REVOLUÇÃO EM PORTUGAL: A REVOLUÇAO DO EQUILIBRIO NA COMUNICAÇÃO.

ENFIM, ESTAMOS A COMEÇAR A SER EUROPA E A SAIRMOS DO FASCISMO.

S-E-R-Á Q-U-E N-I-N-G-U-É-M P-E-R-C-E-B-E I-S-S-O?

Edie Falco

Anónimo disse...

A Venezuela, felizmente, está livre, das garras dos EUA.