sexta-feira, junho 15, 2007

Revisão da matéria dada — A mão de Deus




Nobre Guedes deu ontem uma entrevista em que saiu do luto que lhe foi imposto por um processo judicial. Ficou provado que, mais do que o sofrimento físico, o sofrimento moral pode melhorar as qualidades das pessoas.

Do presidente do seu partido, depois de perguntado se achava bem que estivesse em Bruxelas com duplo emprego, o ex-arguido respondeu, com algum despropósito, que é um homem honesto. Já antes dissera o mesmo de Cavaco Silva. A psicanálise explica estas obsessões por parte de quem é perseguido, mesmo que injustamente, por causa da corrupção.

Mas a questão mais interessante, que a entrevista não tratou, é outra. O Código de Processo Penal (CPP) estabelece que a qualidade de arguido se conserva durante todo o decurso do processo (cf. artigo 57.º, n.º 2). O estranho mistério é que este processo de inquérito continue e o Dr. Nobre Guedes tenha deixado de ser arguido — contra o que dispõe o CPP.

Para início de uns jogos florais de processo penal, peço ajuda a todos os magistrados do Ministério Público que leiam o CC — incluindo o José, a quem solicito que adie por mais umas horas o início do retiro a que se propôs — para esclarecer este imbróglio jurídico.

Sem processos de intenção, será que o facto de Nobre Guedes pertencer à mesma sensibilidade católica do procurador-geral da República e do vice-procurador-geral da República teve influência?

E por que foi nomeada, mais tarde, a Dr.ª Auristela, igualmente devota confessa, para ajudar nesse mesmo processo?

Serão todos estes factos indícios da grande coragem justicialista e do ímpeto contra os poderosos que fez a desgraça do Dr. Souto Moura?

É a vez de entrarem em cena os 500 assessores de imprensa e de imagem (que Souto Moura disse necessitar) para esclarecer o imbróglio. Chegarão?

2 comentários :

Anónimo disse...

O souto foi a maior desgraça que pode ter caído no mp. Aliado descarado dos corruptos e pedofilos que continuam na clandestinidade. com ele só a pequenada é que se fod... e outros, estão a ver-se injustamente com a justiça.
Noutro país este cavalheiro ia para atras das grades.

Anónimo disse...

A corrupção esta viva e viveu (vive?..) paredes meias com algum mp.
O resto é cantigas. o que cavaco diz sobre desta verdade? nada.logo a seguir condecora o gato constipado. toma lá.