«Há um teste infalível à qualidade da comunicação social que apenas peca por raramente poder ser usado no domínio da informação generalista. Consiste ele em sermos confrontados com notícias ou comentários respeitantes a matérias de facto de que temos conhecimento directo.
Uma experiência desse tipo foi-me proporcionada no caso dos comentários à greve geral de 30 de Maio, especificamente no respeitante à fixação dos serviços mínimos e às suas consequências. Os espaços informativos das 22 horas na SIC Notícias, que tive a oportunidade de acompanhar no próprio dia da greve e no dia seguinte, surpreenderam-me pelas incorrecções factuais introduzidas pela jornalista, afirmando nomeadamente que os árbitros encarregados da definição desses serviços seriam nomeados pelo governo, ou que, embora tal matéria estivesse legislada há vinte anos, os respectivos poderes só agora teriam sido usados "pela primeira vez".»
terça-feira, junho 05, 2007
Sugestão de leitura
Vale a pena ler o artigo de Teodora Cardoso sobre os serviços mínimos que têm de ser assegurados nas greves. Eis um extracto do que escreveu hoje no Jornal de Negócios:
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
1 comentário :
De facto, para mim, isso é ignorância crassa dos jornalistas que era suposto terem boa preparação técnica.
Enfim, valha-nos a blogosfera, se lhe tirarmos o sectarismo doentio...
Enviar um comentário