• Vital Moreira, Liberdade de profissão: “Existe em Portugal uma tradição corporativa de malthusianismo profissional, que tem produzido restrições excessivas da liberdade profissional. Provavelmente, em nenhum outro país existem tantas profissões que exigem um grau académico de nível superior, como entre nós. Num país onde as taxas de ensino secundário completo são das mais baixas da Europa, a exigência de níveis académicos elevados para o exercício de profissões constitui um factor de exclusão de muita gente.
O que é curioso nesta discussão é verificar a preocupação com a eventual restrição de profissões “secundárias” por parte de comentadores que têm silenciado, se não aplaudido, as restrições a profissões liberais que, em muitos casos, não podem deixar de ser consideradas intoleráveis, como sucede, por exemplo, com a “certificação” de cursos académicos por várias ordens profissionais e com o artificial ‘numerus clausus’ nos cursos de Medicina, como meio de restrição à profissão médica.”
• Ricardo Reis, Crise na banca internacional – Explicando a crise do ‘subprime’: “E agora? O efeito na economia real dos problemas nos empréstimos ‘subprime’ deve ser pequeno. Estamos a falar só de 1% dos devedores no mercado da habitação americano em incumprimento. Já o efeito nas acções dos bancos é obviamente negativo, porque fizeram um mau negócio no ‘subprime’, mas não há mal nenhum nos bancos perderem dinheiro de vez em quando como qualquer outra empresa. O verdadeiro perigo é que os bancos estejam em piores sarilhos do que descobrimos nos últimos dias despoletando uma crise financeira. Mas, os bancos centrais estão vigilantes, pelo que este ainda é um cenário improvável.”
quinta-feira, agosto 16, 2007
Sugestões de leitura
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
1 comentário :
Leiturinha enfadonha, esta do Vitinho...
Enviar um comentário