domingo, agosto 03, 2008

Zé Manel, só escreves isso porque tens as costas quentes



José Manuel Fernandes, esse mesmo, o director do Público, escreve: “Quando um jornal perde o respeito dos seus leitores, passa a ser uma questão de tempo saber quando desaparecerá.”¹ [editorial do Público, 02.08.2008]

Não se percebe por que o director do Público assume as dores de Pacheco Pereira (que continua atarefado a postar as fabulosas fotos dos seus leitores) e se fez de lucas quando Vicente Jorge Silva, o primeiro director do Público, o acusou de tudo e mais alguma coisa no Sol de 8 de Março de 2008 [vide aqui]:
    “Fernandes (…) simula que a memória não existe, nem sequer a dos leitores que, tendo acompanhado o Público desde os primeiros tempos, puderam constatar não apenas as suas radicais metamorfoses gráficas e estruturais como, sobretudo, o alinhamento ostensivo das posições editoriais mais influentes – as do director, obviamente – com uma cruzada ideológica de matriz neoconservadora, que levou, entre outras coisas, à legitimação das políticas da actual Administração republicana e da intervenção no Iraque.

    (…) Fernandes toma a ideologia por notícia. (…)

    Não ponho em causa o direito que assiste a José Manuel Fernandes de escrever o que escreve e defender as causas em que acredita. Tal como não questiono o seu direito e o da administração do Público de proceder à transformação do jornal em algo essencialmente diferente daquilo que foi nas suas origens já longínquas. São as regras do jogo: quem tem dinheiro e poder é que manda, como eu próprio me vi forçado a admitir (…). Mas, pelos vistos, as coisas mudaram muito a partir de então, desde que se aceitem as regras do jogo, ainda quando elas não são nada claras nem assumidas.

    Precisamente, o que questiono não é sequer que as coisas sejam o que são – embora lamente a crescente asfixia da liberdade de imprensa em Portugal, mas que se procure disfarçar, escamotear e contrabandear a sua realidade. Tal como não imagino que o New York Times se transforme no Wall Street Journal ou vice-versa – sendo ambos eles, diga-se, excelentes jornais, embora de orientação editorial antagónica –, não me parece normal que um jornal que foi uma coisa passe a ser outra insistindo em fingir que o não é – enquanto alguns que criaram o Público se conformam temerosamente com essa aparente fatalidade. Aquilo que hoje afecta – por vezes muito injustamente, reconheço – a credibilidade do Público tem a ver com a falta de transparência e o carácter errático da sua linha editorial. É uma opinião, mas, como se sabe, está longe de ser apenas a minha opinião.”
__________
¹ Reproduzido aqui e aqui.

14 comentários :

Anónimo disse...

"O Sarjeta"... um pobre jornal de merda que ninguém lê... eu prefiro mil vezes o Correio da Manhã... pasquim por pasquim...

Não há um jornal, na completa acepção do termo, em Portugal... infelizmente o fascismo vigente não permite. Vamos todos ler o "El País" que é o que nos resta...enquanto não houver HOMENS para fazer um meiod e comunicação como deve ser, imparcial e honesto, longe da politiquice mesquinha d' "O Sabujo".

Anónimo disse...

" O Merda"... um belo jornal da Sonae, dirigido por JMF...

Uma interessante marca branca d epapel higiénico. O problema é que o texto que ali se escreve faz mal ao cú.

Edie Falco

Anónimo disse...

Ou seja, nãos erve para PORRA NENHUMA.

Anónimo disse...

Como tenho afirmado ao longo do reinado do fascistoide jmf no jornaleco, nada mais há dizer, do que reafirmar a merda de tão vil folha de papel higienico. Nem para limpar o cú do pobre jmf serve.

Anónimo disse...

É impossível que o Público não tenha descido dramaticamente as vendas, pois, tal como eu, as pessoas que conheço (e são muitas)deixaram de comprar e ler o Público.

MFerrer disse...

Há muito que perdi a esperança e a vontade de comprar essa treta.
Deixou de ser aguentável tanto oportunismo de direita conservadora e de despeito pelos negócios que lhes foram negados por este governo.
O que é manifestamente de lamentar é que haja "profissionais" tão vendáveis e "jornalistas" tão sem vergonha e de fraquíssima memória: O que é que esperam que aconteça com as vendas a descerem a pique? O patrão vai continuar indefinidamente a perder dinheiro? Não correm o sério risco de um dia acordarem sem emprego e sem reputação?
Acho que vai ser esse o destino que a si próprios traçaram.
O caixote do lixo!
MFerrer

Anónimo disse...

.

A inveja é uma coisa muito feia !

O tio Belmiro está-se nas tintas para o prejuízo da folha de alface !

A SóCretina tem ao dispôr vários órgãos de propaganda social: RTP1, RTP2, DN, JN, etc, etc.

Tem, igualmente, muitos arautos da 'boa-nova': além de todos os políticos beija-rabos que a cercam, ainda tem pseudo-jornalistas, redacções, chefes de redacção, patrões da comunicação, etc, etc...

Neste confronto, o tio Belmiro sai claramente prejudicado...

No entanto, é evidente que fica por cima da carne seca: tem um património que lhe garante não ter de beijar-rabos, rir dos escrevinhadores de pacotilha (isto aplica-se a todos: jornalistas, bloggers, políticos, opinion-makers, etc, etc.).

Como veem, é inutil: podem continuar a ladrar-lhe às canelas que isso não lhe afecta a postura.

Pura e simplesmente ignora-vos !

MC disse...

Ignora-nos? Pois. Como deixei de o conseguir ler, e portanto de o comprar, não consigo dar por isso. Deixou de ser um jornal, do meu ponto de vista

Anónimo disse...

Exmo. Anónimo.

Dizer que a RTP é pró-sócrates é covarde, pois já está provado matemáticamente que o PSD tem mais espaço na RTP que o PS. Dizer que Sócrates tem o apoio dos patrões dos meios de comunicação é ser uma pequena canalhice, não concorda?

Quanto a Belmiro ignorar: a recíproca é verdadeira... "O Merdas" insiste em fazer um jornalismo imundo e de tiro furtivo, covarde, invejoso e mentiroso. Mais ou menos semelhante à forma do PSD fazer oposição. É por isso que caminha alegremente para a extinção. Os dois, "O Sabujo" e o PSD. Ahahahaha

P.S.: qualquer dia "O Sarjeta" será uma folha insignificante como "O Semanário ou "O Diabo", pese a comparação a estes dois hebdomanários que são muito mais dignos do que "O Merdas".

Edie Falco

Anónimo disse...

O irónico disto tudo é que tanta campanha não adiantará nada. O PS vencerá a próxima eleição com maioria absoluta, ajudado por 1/3 de eleitores do PSD que elegeram para líder MFL. Fica aqui o agradecimento a JPP e amigos.

Anónimo disse...

.

..."O PS vencerá a próxima eleição com maioria absoluta,"...

Um desejo, um sonho, uma fantasia, apesar de ardentemente perseguidos, não se tornam, automaticamente, realidade...

Há que merecer !

Anónimo disse...

Merece é merecedor e credor de um bom trabalho digno, honesto, sem esquemas corruptos e engenharia financeira, com politicos serios e competentes, tudo aquilo que no passado recente NÃO EXISTIU, como bem se lembram.Por isto tudo o povo não vai esquecer e desse modo dar mais voto de confiança a quem a merece.

Anónimo disse...

Hahahaha, caro anónimo... acha mesmo que alguém com dois dedos de testa votará na Velha?

É no mínimo suicídio. Quem em sã consciência seguirá o discurso de enterro?

Sócrates já ganhou. É capaz de ficar lá mais 2 legislaturas.

Relaxem... ou dêem um tiro na cabeça.

Edie Falco

Anónimo disse...

Esta caixa de comentários mostra bem o conceito em que é tido o jornal da SONAI, onde pontifica essa estranha personagem das trevas da extrema-esquerda, posta ao serviço da gente do "capital" à portuguesa. E fixem: pior que um MRPP é um ex-MRPP!!!! Ah!... O capital à portuguesa é uma espécie de gente que mama na teta até a fazer sangrar. Não votei Sócrates mas tem agora o meu voto, se Deus quizer! O sonai queria "mamar" a PT com gracinhas saloias de implosões em Troia. Que grande Sócrates. Mamar é num bode..