quarta-feira, outubro 29, 2008

O mercado a funcionar¹

A notícia é tão pequenina (no canto inferior esquerdo de um página par) que até escapou ao leitor que costuma chamar a minha atenção para estas ninharias: as vendas do Público continuam em queda. O mais engraçado é que o título da notícia esconde o descalabro: “Imprensa diária generalista cresceu oito por cento em 2008”.

Pois é, mas o Público desceu e está em vias de ser ultrapassado pelo 24 Horas, que por enquanto ainda ocupa o último lugar nos jornais generalistas. Leia-se o Meios & Publicidade para perceber a hecatombe:
    O Público cai 16,2% em Julho/Agosto a média de circulação paga (-7.245 exemplares), encerrando o bimestre com uma média de circulação de 37.488 [dados que a notícia do Público omite]. No acumulado do ano, o Público desce ligeiramente (-1,43%) os seus resultados obtendo uma média de circulação 41.332 exemplares. O segmento fecha com o 24 Horas que vê melhorada a sua performance tanto face ao bimestre anterior (7,4%) como aos primeiros oito meses do ano passado, ao registar uma subida de 11,9%, para os 38.166 exemplares.”
A imprensa diária generalista cresceu, mas não foi com o contributo do Público.

__________
¹ Título mudado por sugestão de um leitor na caixa de comentários.

4 comentários :

Unknown disse...

Falta certamente descontar os dias em que o Público é oferecido nos supermecados Continente, ou pelo menos no do Colombo.
Volta Vicente Jorge Silva que a gente perdoa a tua loucura !
Joaquim

Anónimo disse...

é o mercado a funcionar

Anónimo disse...

É preciso ver que eu, e muitos como eu, fizeram uma assinatura para o Público Online. Nunca li o Público tanto como leio agora (costumo dar uma primeira vista de olhos ainda em pijama) e nunca comprei tão poucos exemplares.

Anónimo disse...

Já era de esperar pelo caminho k o jornaleco tem seguido.
Paranoico, mentiroso, deturpador e revanchista.

Dentro de algum tempo está nas catacumbas da SONAE e os seus lacaios a verder castanhas no Marquês.