quarta-feira, outubro 15, 2008
Paulo Portas: do “fanatismo fiscal” à seriedade intelectual
Aquilo que Paulo Portas designa por “economia quase que pára” é um crescimento real de 0,6 por cento. Como o deflator do PIB é de 2,5 por cento [p. 116 do Relatório (em papel) ou p. 130 (versão electrónica)], o crescimento nominal do PIB em 2009 será 3,1 por cento. Como o crescimento previsto para a receita é de 2,7 por cento, quer isto dizer que os impostos crescem menos do que a economia, isto é, há uma redução da carga fiscal para os portugueses.
Mas, já agora, o Dr. Portas podia ser pedagógico e dizer quais são os impostos cuja receita se prevê que aumente: imposto sobre o tabaco, imposto sobre as bebidas alcoólicas, imposto sobre circulação… Isto era ser intelectualmente sério. Não se pode pedir tanto ao Dr. Portas.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
5 comentários :
Vai dar tudo à mesma conclusão: esta oposição é muito mázinha, mal preparada e preguiçosa. Como se justifica que se tenham deixado antecipar nas propostas que o governo apresenta e que já estão em vigour noutros lados ? Era tão fácil aparecer como os promotores dessas boas ideias. Mas para isso teriam de deixar a política de papaguear lugares comuns e fazer o trabalho de casa.
O coiso anda preocupadíssimo com o crescimento da receita fiscal. Quando tivermos que começar a pagar os submarinos que encomendou é que vão ver o que vai ser necessário aumentar a receita fiscal. Para aí para o quintuplo ou sextuplo. E vão ver onde pára o deficit... Mas nessa altura o coiso já deve ser o único deputado do PP e deve estar refugiado em Broxelas.
"Mais rápido do que a própria sombra... e do que o Paulinho das feiras".
As postas do Abrantes, nomeadamente esta, é duma rapidez notável. Dir-se-ia que alguém já a tinha fornecido ou que o homem não faz mais nada na vida que discorrer, prontamente, a tudo o que seja Direito, Economia, Orçamento, J.M.F., Público...
É verdade ultimamente deixou o inefável FAL em paz, ou eu ando distraído ?
Finalmente. Ainda não consegui ler o tal documento, mas desde já lhe digo que é óptimo. Um verdadeiro hino.
http://br.youtube.com/watch?v=3U3Bdp-crNE&NR=1
Paulinho na boca do gato, ora vejam
Ze Bone
O Paulo Portas ser pedagógico. Nunca na vida ele o conseguiria. Está habituado a dar "aulas" a quem não o questiona e ouve sem fazer perguntas. Faz lembrar aqueles meninos na sala de aula que escutam mas não sabem nada. Só vão "passando" de ano porque o professor...bom, o "professor" precisa deles, eles precisam do "professor"...E ficam nisto.
O engomador.
Enviar um comentário