domingo, novembro 09, 2008

O PSD e a avaliação dos professores




Manuela Ferreira Leite renegou, na sexta-feira, tudo o que dissera há poucos meses sobre a avaliação dos professores — a ponto de ter afirmado nessa altura que não perdoaria a Sócrates qualquer recuo.

Mas convém ver de perto a amplitude do flic-flac da Dr.ª Manuela:
    1. O SIADAP, o modelo de avaliação dos funcionários públicos, foi criado precisamente por Manuela Ferreira Leite, quando era ministra de Estado e das Finanças de Durão Barroso e tinha a seu cargo o pelouro da Administração Pública.

    O modelo de avaliação dos professores segue o modelo definido no SIADAP, com uma diferença de peso: está extremamente simplificado. Como é que Ferreira Leite não viu no SIADAP nenhuma “carga burocrática” e descobre isso agora no modelo de avaliação dos professores?

    2. A criação de quotas na avaliação foi uma hipótese colocada no tempo de Cavaco e aprovada no SIADAP de Ferreira Leite. Como pode aparecer agora a mesma Ferreira Leite a sustentar a eliminação das quotas para “procurar a efectiva valorização do mérito e da excelência”? Bem, até o Prof. Marcelo se viu forçado a recordar esta noite à líder do PSD que “ela [Ferreira Leite] é líder do PSD e não do PC nem do BE”.

    3. No auge de uma intervenção digna do melhor Menezes, Ferreira Leite veio propor que “a avaliação tem de ser externa”, coelho tirado da cartola que deixa rendido Medeiros Ferreira. Os professores preferem ser avaliados por gente estranha à escola do que serem pelos seus pares? Ferreira Leite parou para pensar no que custaria ao erário público a avaliação de 150 mil professores por uma entidade privada?
Numa palavra, Manuela Ferreira Leite desenterrou e fez suas as propostas de Luís Filipe Menezes após a célebre visita à sede da Fenprof. Com uma diferença: enquanto Menezes queria a suspensão da avaliação para a confiar a uma entidade externa, a actual líder do PSD quer tudo isso e ainda a revogação das quotas.

Resta a consolação de que a passagem de Manuela Ferreira Leite pelo Ministério da Educação ficou na história como um período em que os professores não foram avaliados, as aulas começaram tarde e a más horas por atrasos na colocação de professores e as ruas estiveram ocupadas em permanência pela “geração rasca”.

4 comentários :

Anónimo disse...

Gente sem palavra, meros cortesões, que se necessario vendem a alma ao diabo.

Esta ralé que hoje domina o ppd não vai muito longe. Vai sofrer a maior derrota da democracia.Vou contribuir fortemente para que isso venha acontecer.

Anónimo disse...

Ferreira Leite disse ainda pior: queria o fim dos professores titulares! (ela saberá o que isso é?)Ora, os professores titulares está no Estatuto da Carreira Docente, já aprovado na AR e promulgado pelo PR!A senhora estará boa do juízo? E ainda por cima, vem, pomposamente, com bandeira, palanque e tudo,propor que não se cumpra a lei! Realmente Marcelo tem razão: ela esqueceu-se que não é líder do BE!

Anónimo disse...

esta senhora, esta senhora...
até me deixa gago...
que se lhe há-de dizer...
"roça", "roça", "roça"
e não sai nada de minimamente responsável...
abraço e obrigado por nos dar estas notas...

Anónimo disse...

Ó meu mentiroso - o SIADAP dos professores "está extremamente simplificado"?

Só para perceberes as AVALIAÇÕES implicam o seguinte: entrega de objectivos individuais, reunião com o avaliador, reunião com o órgão de gestão, reunião de reformulação de objectivos com o avaliador, reunião de reformulação de objectivos com o órgão de gestão, reunião de preparação da primeira aula observada, observação da primeira aula, reunião de avaliação da primeira aula, reunião de preparação da segunda aula observada, observação da segunda aula, reunião de avaliação da segunda aula, reunião de preparação da terceira aula observada, observação da terceira aula, reunião de avaliação da terceira aula, reunião de auto-avaliação com o avaliador, reunião de auto-avaliação com o órgão de gestão, entrega do portefólio, reunião de avaliação do portefólio, eventuais reuniões de alteração de avaliações caso o Projecto Educativo ou Plano Anual de Actividades sejam modificados, reunião de discussão de avaliação com o avaliador, reunião de discussão de avaliação com o com o órgão de gestão, reunião da Comissão de Avaliação para validar as avaliações, reunião da Comissão de Avaliação para aceitar as avaliações de Excelente ou Muito Bom, reunião da Comissão de Avaliação para apreciar as reclamações e mais algumas de que me esqueci, ó burro…

Depois há escolas em que se têm de preencher cerca de 100 páginas de fichas, entregar um portefólio e recolher tudo o que se puder em papel, fotografia e afins...

Se isto é o SIADAP simplificado...