quarta-feira, novembro 26, 2008

Quem?




O Jornal de Negócios dá hoje quase toda a página 25 a uma notícia alarmista: “valor das pensões nacionais cairá para metade em 40 anos com novo cálculo”. É certo que este género de notícias tem sido recorrente… e sempre desmentidas ou clarificadas.

O caso mais importante aconteceu quando o próprio Ministério do Trabalho e da Segurança Social teve de chamar a atenção da OCDE por esta ter cometido um erro de facto nos cálculos efectuados sobre Portugal no estudo “Pensions at a Glance”.

Ora, mantendo-se as restantes circunstâncias inalteradas, a introdução do factor de sustentabilidade significará para os pensionistas que se reformem aos 65 anos (e que não tenham descontado mais do que os mínimos obrigatórios) uma quebra no valor expectável da pensão inferior a 20 por cento, e não de cerca de 40 por certo que se depreende do estudo publicitado hoje pelo Jornal de Negócios. Basicamente, o estudo considerou que, antes de 2001, a taxa de formação das pensões variava entre dois a três por cento, quando, de facto, era de dois por cento independentemente da remuneração.

Por outro lado, é de registar que a OCDE, à semelhança do Banco de Portugal, da Comissão Europeia e de outras instituições, reconhece o profundo impacto da reforma da segurança social na consolidação das contas públicas. Com a reforma proposta pelo Governo e negociada com os parceiros sociais, foi possível ultrapassar um dos principais — se não o principal — entraves à sustentabilidade orçamental a médio e longo prazo. E sem que haja qualquer redução das pensões que actualmente são pagas.

O mais caricato no caso do Jornal de Negócios é que o estudo é de uma tal Optmimize Investment Partners. Quem?, perguntará o leitor. O jornal diz nas últimas linhas do artigo que a tal Optimize está em actividade desde Setembro deste ano e que possui oito milhões de euros em activos e entre um e dois milhões de euros na área da mediação de seguros! Com este cartão de visitas, não se estranha que o jornal desconheça o número de trabalhadores, os técnicos que fizeram o “estudo” e as notas metodológicas. Acresce que a empresa de nome estrangeiro não tem sequer um site e o referido estudo não está publicado.

Um coisa é certa: não sabemos o que vale esta empresa como gestora de activos mas há que lhe retirar o chapéu em termos de marketing. Menos de dois meses depois de ser criada, já tem uma página de promoção num dos jornais económicos. É possível que a área da mediação de seguros suba em flecha.

3 comentários :

Burns disse...

se voçê aprender a escrever optimize correctamente vai ver que encontra o site
o seu ingles tecnico tambem é muito fraquinho

JOAQUIM CASTILHO disse...

A escrever você com cedilha também não vai longe!

Anónimo disse...

A Optimize Investment Partners é uma sociedade gestora criada em Septembro passado, por uma equipa de especialistas na poupança de longo prazo e da poupança-reforma.
O estudo "Reformas em Portugal: as verdades que os Portugueses desconhecem" foi divulgada no nosso site no dia mesmo de publicação, em 25 de Novembro passado.
Quanto ao método do estudo, é a exacta aplicação das regras de calculo em vigor para as reformas em Portugal.
Clique aqui ver o site da Optimize
Clique aqui para fazer o download do estudo
Clique aqui para ver o CV da equipa

Ficamos ao seu dispor,

Optimize