terça-feira, dezembro 30, 2008

Manobras recorrentes

O Presidente da República promulgou hoje, terça-feira, o Orçamento do Estado para 2009, depois de “fonte de Belém” (não desmentida) ter segredado ao Sol que Cavaco o iria pôr em causa.

Percebe-se a manobra: Cavaco tem o proveito (o efeito das manchetes) sem ter os custos (ter de assumir as consequências).

Esta manipulação grosseira da comunicação social é um truque velho. Por exemplo, em 2006, quando se verificou uma falta de quórum no Parlamento, o Presidente mandou dizer pelo Expresso que ia puxar as orelhas aos deputados. Depois, népia. Veja-se:





PS — As jornalistas do Sol não teriam a obrigação de identificar a “fonte de Belém” que as utilizou nesta manobra grosseira?

Contributo do João

7 comentários :

Anónimo disse...

É como eu venho dizendo, os media estão servilmente a fazer fretes à direita e extrema esquerda, os sinais são por mais que evidentes.

Façam como eu enquanto se mantiver a situação nem um jornal leio,tv só canais estrangeiros e claro a net.

Anónimo disse...

São estas as ajudas que o boliqueimado professor prometeu dar à democracia e aos portugueses aquando da campanha para as presidenciais?
Isto parece-se cada vez mais com o guião de uma telenovela venezuelana mas para pior.

Anónimo disse...

aliás

este senhor presidente

usa e abusa
dos seus Aguiares, Ramalhos, Medinas

agentes (in) conscientes
duma politica de terrorismo jornalistico-politico

numa consonacia estranha
para um órgão independente
e super "partidario"

exactamente com partidos politicos
que (o) abusam nas suas absurdas declarações politicas

em contraposição com posições que (não)assumem na AR

MFerrer disse...

ALGUÉM EXPLICA ESTE FENÓMENO DA GRANDE MAIORIA DOS MEDIA ANDAR A FAZER ESTA FIGURA CONTRA AS REFORMAS DO PS E CONTRA A REFORMA DO PAÍS QUE DIZEM ESTREMECER?
MFerrer

Anónimo disse...

Promulgação do OE 09 - O PR, alimentou a CS, durante mais de uma semana, a não promulgação

A solidariedade institucional a quantas obrigas por parte do PR?

Devemos exigir a mesma Solidariedade do 1º Ministro.

O PR esta fragilizado, muito fragilizado, não consegue meter os “Boys” na devida ordem, coisa impensavel no tempo em que assustava os “meninos do Coro”


Zé Boné
'

José Teles disse...

Por mim, não acredito que haja uma única pessoa em Belém com autonomia mental para colocar nos jornais notícias falsas. Seria uma deslealdade, um abalo na qualidade da democracia que se pratica à volta daquele que dela é o Garante. Este género de manchetes, de "criação de factos políticos", como dizia o outro, é uma indignidade. Ninguém me convence que não foram avalizadas por quem de direito. Eu, que uma vez até votei Cavaco, estou em estado de choque desde a comunicação ao País do Professor de Belém. Falta de lealdade do Parlamento soberano? Mas por quem se julga ele? Quer respeitinho, como dizia o O'neil? Abalo na qualidade da democracia porque o Parlamento, três vezes, sem votos contra, no exercício dos seus direitos confirmou umas nromas de que o Garante não gostava? Ora essa: pelo contrário!

Unknown disse...

Mas será que alguém acredita que na "notícia" do SOL a fonte é de Belém?

Pergunto eu, sendo a fonte de Belém, que ganhou o PR com esta "notícia"? Só S. Bento ganhou com esta "notícia"...