sexta-feira, fevereiro 27, 2009

A ver aviões

O Presidente da Câmara do Porto, à falta de obra e de ideias para a cidade, insiste em disparar para o lado. E - que falta de pontaria... - acerta sempre nos pés.

Hoje, voltou ao seu tema preferido: "Sob gestão de uma ANA privatizada, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro não vai estar ao serviço da economia da região. Vai estar ao serviço do financiamento de um novo aeroporto de Lisboa, com reflexos mais do que negativos para toda a Região Norte".

Antes de dizer tais barbaridades, o Dr. Rui Rio poderia falar com qualquer economista, que lhe diria o seguinte:
    1. O aeroporto do Porto, um dos melhores da Europa na sua categoria, sofreu profundas obras de remodelação pagas pela ANA com os lucros do... aeroporto de Lisboa.
    2. Actualmente, o aeroporto do Porto está em forte crescimento, beneficiando de uma gestão integrada com o de Lisboa.
    3. Se uma empresa tiver dois aeroportos (um pago e outro por pagar), e tiver à sua frente gestores inteligentes, tentará maximizar a utilização de ambas as infra-estruturas. A essa empresa interessar-lhe-á o lucro global, que, obviamente, só será conseguido potenciando cada aeroporto naquilo que ele tiver de melhor (no Porto, por exemplo, as suas valências regionais e de ligação à Galiza).
Qualquer economista, mesmo de segunda categoria, poderia explicar isto ao Dr. Rui Rio. Ahhh... mas o Dr. Rui Rio é economista?

Contributo do João

1 comentário :

Anónimo disse...

As comadres desentenderam-se?