domingo, março 22, 2009

O Prof. Marcelo “acha” que…

… é ao PSD que cabe escolher o próximo provedor de Justiça. Por acaso, o Prof. Marcelo não disse esta noite por que “acha”. Na última semana, a grande maioria dos comentadores (anti-situacionistas, por sinal) também “acha” que é a Dr.ª Manuela que deve escolher o provedor.

Acontece que, salvo nos governos de António Guterres, nunca a oposição escolheu os provedores. Vamos observar devagarinho a história da Provedoria de Justiça para conhecer a tradição:
    • Coronel Manuel da Costa Brás (1975-1976) foi o primeiro provedor, encarregando-se da instalação da instituição;
    • Conselheiro José Maria Barbosa de Magalhães Godinho (1976-1981) foi indicado pelo PS, era Mário Soares primeiro-ministro;
    • Conselheiro Eudoro Pamplona Côrte-Real (1981-1985) foi indicado pela AD, era Pinto Balsemão primeiro-ministro;
    • Bastonário Ângelo Vidal de Almeida Ribeiro (1985-1990) foi indicado pelo PS, era Mário Soares primeiro-ministro;
    • Bastonário Mário Ferreira Bastos Raposo (1990-1991) foi indicado pelo PSD, era Cavaco Silva primeiro-ministro;
    • Conselheiro José Manuel Menéres Sampaio Pimentel (1992-1996) foi indicado pelo PSD, era Cavaco Silva primeiro-ministro;
    • Conselheiro José Manuel Menéres Sampaio Pimentel (1997-2000) foi indicado pelo PSD, era António Guterres primeiro-ministro;
    • Dr. Henrique Alberto Freitas Nascimento Rodrigues (2000-2004) foi indicado pelo PSD, era António Guterres primeiro-ministro;
    • Dr. Henrique Alberto Freitas Nascimento Rodrigues (2004-…) foi indicado pelo PSD, era Durão Barroso primeiro-ministro.
Acresce que Nascimento Rodrigues — que decidiu envolver-se no processo da sua substituição, invocando argumentos que não lembrariam ao careca (“Eles comem tudo” e “relação de forças” no Conselho de Estado) — aceitou todo catita ser a escolha, em 1992, de Cavaco Silva para a presidência do Conselho Económico e Social, ao mesmo tempo que o então primeiro-ministro indicava Menéres Pimentel para provedor de Justiça.

8 comentários :

Anónimo disse...

Meu Caro: o que está em jogo é mais conselheiro de Estado,

companheiro de Dias loureiro,

em tempos que podem ser de crise,

e de mui apetecida intervenção de Cavaco na governação ante ou pós eleitoral, cfr resultados desta, se...

Abraço

Joe Rod disse...

Conclusão: Desde 1990 que "eles" comem tudo e agora esganiçam-se mais um bocado para comerem mais ainda... Boa! O actual Provedor conseguiu finalmente deixar resultados da sua actuação no cargo: esganiçou-se. Ele, que também é um "deles"... Mas esta gente não tem vergonha na cara?...

Anónimo disse...

O dito Marcelo é um achado.
Declaração de interesse: não gosto do Prof Marcela.

Anónimo disse...

QUE VERGONHA DE BLOGUE....MAIS UMA GRANDE FIGURA DE GRANDE RENOME NO PANORAMA PORTUGUÊS QUE DEIXA CAIR A SUA MÁSCARA. SIM ESTOU A FALAR DE VITAL MOREIRA. SÃO TODOS MUITO SÉRIOS, MAS QUANDO É PARA IR PARA O POLEIRO TUDO MUDA.
ESTE BLOGUE É DE UMA DESCARADA CAMPANHA A FAVOR DO PS, MAS ACIMA DE TUDO UM BLOGUE QUE "MALHA" FORTEMENTE NO PSD. HAJA VERGONHA MEU SENHOR....
MAS, PARA QUEM JÁ VEIO DA EXTREMA ESQUERDA E JÁ ESTÁ NO CENTRO ESUQERDA...DAQUI A UNS ANOS ESTÁ NO CENTRO DIREITA OU EXTREMA DIREITA.
TENHO DITO...

Anónimo disse...

Ó cara ARA olha primeiro para dentro do teu galinheiro e veras que te reves nas palavras do teu texto.

Anónimo disse...

Depois de um bombardeio mediático assente em «tradições», «práticas continuadas» e quejandos acerca da escolha do Provedor de Justiça, leio isto e descubro que afinal a tal praxis tão elogiada apenas foi seguida por ... António Guterres!



Assim, não percebo porque verbera MFL, num governo Cavaco quando este indigitou primeiro Mário Ferreira Bastos Raposo e depois Menéres Pimentel:

Anónimo disse...

Uma pergunta

Parece que Nascimento Rodrigues defendeu, tal como Ferreira Leite, que o Provedor deve ser indicado pela oposição e não pelo partido que governa.

Sendo assim, deixo uma pergunta: se acha que deve ser a Oposição a escolher o titular do cargo, porque aceitou Nascimento Rodrigues a recondução no cargo se foi o governo (da sua cor partidária, era Barroso PM) que o indiciou?

Parece-me que se Nascimento Rodrigues fosse mesmo a favor deste princípio, teria recusado manter-se no cargo. Ou também é daqueles que pedem aos outros para fazerem o que diz e não o que faz?...

Anónimo disse...

Realmente basta olhar para a listagem que oportunamente foi posta neste post e vericaremos que quem gosta de comer tudo com grande lata é o Psd!
Nascimento Rodrigues comeu mas não calou..acusou os outros de que queríam comer!
Com a intervenção tendenciosa que fez borrou a escrita toda.