sexta-feira, abril 10, 2009

Quem ganha são os russos

Todos os relatórios internacionais o confirmam - Portugal é dos países em que, nas últimas décadas, existiu uma maior desproporção entre o investimento e os resultados em educação. Ou seja, Portugal investiu muito e teve um retorno escasso.
As medidas tomadas pelo actual Governo já começaram a evidenciar uma mudança no campo dos resultados, mas vai ser necessário esperar alguns anos para termos provas evidentes da bondade de algumas políticas aplicadas.
Vem a isto a propósito de uma notícia que está nos jornais de hoje: Melhor aluna de Portugal é russa.
Chegados aqui, cabe perguntar, parafraseando a Dra. Manuela: valerá a pena andarmos a investir tanto em educação para que sejam os russos (e talvez também os ucranianos e os cabo-verdianos...) a lucrar com isso?
Como dizem aqueles textos piedosos lidos nos intervalos das canções da RFM (estamos em plena época pascal, não esqueçam...) - Vale a pena pensar nisto!

3 comentários :

Anónimo disse...

as medidas do governo já começam a mostrar mudanças no campo dos resultados?

quais medidas? e que mudanças?

f.

Carlos Nogueira disse...

Post excelente.

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Será que Portugal investiu assim tanto na educação? Ou será antes que investiu nas estruturas centrais e regionais do próprio Ministério da Educação, proporcionando a milhares de tecno-burocratas instalações principescas que contrastam obscenamente com a miséria das escolas?