O célebre DVD agora já tem imagens. Há meses que se fala do dito, que surgiu primeiro sem imagens, depois com imagens e que ainda não foi exibido integralmente - o que demonstra à saciedade que o objectivo não é revelar qualquer "verdade", mas apenas fazer render o peixe na frente política.
O episódio desta semana trouxe para a ribalta um novo personagem, Filipe Baptista (FB). Mas é sintomático o modo como o novo personagem entra na hístória - os media tratam-no, logo à partida, à luz da "presunção da culpabilidade" (a "presunção da inocência, já sabíamos, há muito que tinha sido mandado às urtigas). Vejamos:
1. Em parte alguma da conversa reproduzida no DVD, FB é acusado seja do que for, muito menos de receber dinheiro. Isso não impediu que a generalidade dos jornais o tenha referido como "suspeito" de recebimentos.
2. A generalidade da imprensa diz ainda que a Inspecção do Ambiente, que FB dirigiu tem poderes de licenciamento, o que não corresponde à verdade.
3. Mas o mais espantoso é a biografia tenebrosa que se tenta criar a FB. Como se em Portugal tivesse passado a ser crime desempenhar cargos no Estado (a propósito, José Eduardo Martins, do PSD, assume no DN ter sido ele a escolher FB para Inspector do Ambiente e ter ficado bastante satisfeito com o seu desempenho), ou manter relações (de amizade, profissionais, políticas...) ao longo da vida. Até a sua discreção parece ser crime, num Governo em que metade dos secretários de Estado tem uma escassa exposição mediática.
É claro que, para FB, tudo isto deve ser muito desagradável. Mas o problema central nem é esse - é, antes, perceber como, a partir de coisa nenhuma (uma insinuação numa conversa gravada em DVD), se parte para uma história perfeitamente kafkiana. Isso é assustador.
8 comentários :
Sobre este assunto e se ler o post do blog a "portadaloja" mais "sus" comentários (o que acredito que já tenha feito), fica com a prova provada do que acaba de escrever.
Mais voyeurismo é impossível.
Falta ainda uma exibição do DVD. Primeiro, foi transcrito sem imagem nem som, depois sem imagem, agora a inefável TVI mostrou-o a preto e branco, falta agora a versão a cores...
A dúvida que tenho é se ainda falta a versão 3D, que nos mostraria melhor o nojo em que se transformou a senhora Guedes...
Já p'ra não dizer que faltará a versão porno. Propunha a TVI passar para o canal 18. É vergonhosa esta actividade política da TVI, teremos novo partido?
A tvi está transformada numa central de desinformação fascista,com moniz e a boca gential a assumirem o papel de delatores.
A TVI está a transformar-se num caso de polícia. Não se trata apenas do teor fascizante do propósito mas da mentira que difama e da insinuação que injuria. Se a liberdade é isto, se é este o preço da liberdade, não me admira que a descrença na democracia alastre. O que têm feito aos pais da criança inglesa desaparecida é infame. O curioso é que há muito pouca gente a indignar-se.
sabe que o povo desconfia sempre das ratazanas que se escondem nos esgotos
é estranho processarem os mensageiros e deixarem impunes os que chamam burros e corruptos
estranho pais este
E que acham daquela coisa do "denunciante" ter de explicar a empresários com investimentos em Portugal quem é o PM de Portugal no momento da conversa? É muito credível, não é? Como peça de teatro, talvez.
"é estranho processarem os mensageiros e deixarem impunes os que chamam burros e corruptos
estranho pais este"
Parece que o anónimo está mal informado. É o que dá ler só alguns jornais...
Enviar um comentário