Estamos todos de parabéns. José Eduardo Moniz (o marido da Sr.ª Guedes) foi agraciado com a medalha de ouro da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, de Paris. Outros compatriotas igualmente agraciados foram Fernando Ruas (aquele que mandou correr à pedrada os inspectores do Ambiente) e Zita Seabra.
Não se trata de prémios de vão de escada: fundada em 1915, esta academia distingue personalidades de todas as nacionalidades que se tenham destacado no âmbito das artes (pintura, escultura, música, arquitectura, etc.), ciências (por exemplo, medicina, física e biologia) e letras (escritores e historiadores, entre outros).
Eu compreendo que o nosso embaixador em Paris se abstenha de falar sobre "questões de política interna portuguesa contemporânea". Mas já veria com bons olhos que se pronunciasse sobre a política de divulgação da cultura portuguesa em França — que resultados tão surpreendentes apresenta.
3 comentários :
Talvez seja uma herança do antigo embaixador, ex-ministro de Santana Lopes. Mas é curioso, sem dúvida. Até pela coincidência de serem conhecidas personalidades com ligações mais ou menos directas a um certo partido português. Mesmo Moniz, esse "isento" director de informação da RTP no tempo de Marques Mendes e... Cavaco Silva, e hoje um igualmente "isento" jornalista, daqueles que não alinha em campanhas.
Aconselho a ler o seguinte link: http://www.embaixada-portugal-fr.org/blog/2009/05/portugueses-distinguidos-em-franca.html
Com os melhores cumprimentos
Francisco Seixas da Costa
Agradeço o esclarecimento.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Abrantes
Enviar um comentário