- “Quando escrevi este twitt, o que se pode facilmente confirmar, ainda não tinha tido lugar esta coisa da agressão. Aliás, eu estava mesmo ao lado do VM e pude ver que não houve agressões, mas sim apupos e até alguns insultos.
Ora, no momento em que escrevi este twitt, ainda nem sequer se falava de agressões, nem mesmo dos insultos. Fi-lo como comentário ao facto de VM ter passado precisamente à minha frente, numa atitude claramente provocatória.
Assim, julgo óbvio que se torna abusivo dizer que as minhas palavras são um comentário à agressão, tendo em conta que elas precedem no tempo qualquer eventual agressão (que insisto não ter visto, estando eu mesmo ao lado) e que eu não detenho ainda o poder da adivinhação, nem da clarividência.”
- 1. O João, na caixa de comentários, já pôs em relevo as contradições de Miguel Tiago sobre as agressões a Vital Moreira.
2. O PS aceita o convite da CGTP para participar na manifestação e o deputado Miguel Tiago aparece a sustentar que a presença da delegação do PS é uma provocação.
3. Depois de Vital Moreira ter sido agredido, como os todos os órgãos de comunicação social relatam (salvo o Público, que fala em “ofensas pessoais e água”), a reacção de Miguel Tiago foi esta: “vital moreira é que agride os trabalhadores portugueses há muito tempo!”
4. Nesta altura, Jerónimo de Sousa ainda não dera a orientação para ignorar a agressão a Vital Moreira [“Não vou comentar aquilo que não vi”] e Miguel Tiago procura justificar o injustificável: “não justificando actos de agressão, não podemos ignorar o que o ps de vital tem feito aos trabalhadores!”
5. De caminho, Miguel Tiago reconhece inadvertidamente que as manifestações “espontâneas” contra José Sócrates, um pouco por todo o país, não são feitas por gente anónima, mas por militantes do PCP enviados para os locais onde se desloca o primeiro-ministro: “era bom que o ps também respeitasse os meus camaradas que defendem os seus direitos e acabam nas esquadras e tribunais”.
6. E não se julgue que o deputado Miguel Tiago, ao escrever nestes termos no Twitter, está perturbado: “vou retirar-me antes que a emoção me impeça de ver as coisas com serenidade.”
7. Mas, afinal de contas, Miguel Tiago não se retira, porque ainda pretende insinuar que Vital Moreira, que havia sido convidado, se deslocou à manifestação para afastar os holofotes de Carvalho da Silva: “o que inventam para esconder a grandiosa manif da inter”.
8. Depois de Jerónimo ter dado o mote para ignorar as agressões, já não há dúvidas: “é altura de pôr fim a esta palhaçada. Vital faz isto para se beneficiar. e foi ali para provocar”.
9. Mas como a realidade entra pelos ecrãs adentro, Miguel Tiago encerra a sua memorável participação na manifestação (relatada através do Twitter) a responsabilizar o Bloco de Esquerda: “aliás, funcionários do Bloco surgem a apupar e insultar tanto como os restantes manifestantes - é bem visível na TV”.
10. Lê-se tudo o que o deputado Miguel Tiago escreve e vê-se que ele balança entre a negação das agressões e o reconhecimento de um puxão no casaco de Vital Moreira (situação captada pelas televisões já quando o candidato do PS procurava afastar-se dos agressores).
11 comentários :
Mas este Tiago é deputado do quê? Porque isso é que é muito grave. Quem o deputou?
Era tudo tão mais fácil quando (em 1974, creio) o camarada Cunhal garantia que Portugal nunca teria eleições burguesas.
Como em muitíssimas coisas, estava enganado e deve-se ter apercebido disso antes de morrer. Embora fosse inteligente, demorava a actualizar essa inteligência. De tal modo que a sua maneira de ver o mundo em 1974 era ainda igual à de 1917.
Esta gente não terá essa sorte. Só depois de morrerem é que vão ver que estavam errados...
Perguntem-nos.
vejam esta imagem http://is.gd/w5Pc e comparem c/ o vídeo rapaz loiro entre os 16 e os 22s http://is.gd/vYO9
parece q afinal nem só militantes do PCP agrediram o Vital Moreira http://is.gd/w5Sa Délio Figueiredo tb por lá andou http://is.gd/w5Su
Comunismo é para mim igual a fascismo e nazismo, nos metodos e nos meios:
Policias politicas, censura,prisões politicas para os discordantes,militarismo,absolutismo, arrogancia, fanatismo, imperialismo, assim como criminosos.
Por mim nunca terão um voto. Antes morrer livre do que escravizado.
Esta canalha continua a conspurcar a democracia. É evidente que "este entulho inaproveitável do muro de Berlim",nunca respeitou nem NUNCA respeitará as ideologias diferentes e detestam tudo o que lhes cheire a democracia. Têm um passado nojento; feito de crimes, delações entre eles à Pide e até mesmo assassinatos. Carvalho da Silva, ontem, picou-se com o comentador Amorim, na RTPN, apenas porque este afirmou que ele se andava a candidatar a secretário geral daquele grupelho. Teve uma reacção incompreensível - ele lá saberá as razões - como se tivesse sido vitima de uma enorme ofensa. É preciso que se diga que as agressões e insultos a Vital Moreira, não me surpreendem e o que, com atenção, tenho visto aos longo dos anos do comportamento daquela gentalha, leva-me a não confiar naquelas espontaneidades.São um bando de energúmenos, especialistas em golpes baixos,macilências, manipulação e "em atirar pedras e esconder as mãos porcas". É preciso que se diga bem alto que Portugal ainda hoje paga com juros altos os desmandos e as velhacarias que os comunas provocaram no chamado Verão quente a seguir ao 25 de Abril. Há memória dos saneamentos, da reforma agrária, do assalto às instituições etc. eetc.Quanto ao deputado Tiago faz parte da nova geração de netinhos espertos que eles introduziram no parlamento para disfarçar a média de idades dos gerontes sociais fascistas que são a grande maioria daquela decadência.
PS: Ontem na ultima sondagem para as eleições europeias, já foram largamente ultrapassados pelo Bloco de Esquerda.Vamos ver se conseguem eleger a incontinente verbal Ildinha...
Mas qual era o problema, se o PS de uma vez por todas, cortasse relações com o PCP ?...
Ainda vamos ter de aturar e responder a esse bando da marginais, durante quanto tempo?
Não havia a hipótese de o PS e o Socrates, pura e simplesmente não responder e nem sequer falar com os comunas no Parlamento?
Eles que vão para o Sol da Democracia, seja eles quais forem...
Título de primeira página do Público: "Vital Moreira insultado e AGREDIDO". As corporações continuam a embirrar com o jornal porquê?
Ainda temos que aturar esta comunalha durante muitos anos?
Não se pode exterminá-los?
Eu, se fosse militante do PS abria um abaixo-assinado a pedir à Direcção do PS e ao seu Secretário-Geral, o imediato corte de relações institucionais e outras com o PCP.
Está mais que provado que o PCP, não é um partido democrático e que tem grandes dificuldades em viver em democracia…
Se não conseguem viver em democracia só têm é que emigrar para onde brilha o seu Sol…
Ainda por cima estão cada vez mais raivosos, por não passarem dos 7% de eleitorado e vir outro bando de marginais a ultrapassá-los com a toda a facilidade… Coitados.
É claro que tanto a CGTP como o PCP condenam a agressão (ou tentativa dela) de que foi alvo Vital Moreira, tanto mais que até tinha sido convidado para estar presente na cerimónia. Porém, há uma questão que se compreende não seja referida pelas organizações envolvidas. Porém, quanto aos analistas já não se percebe porque não é referida, a saber:
1º) Porque é que Vital Moreira, em vez de ir para a tribuna e para junto da direcção da CGTP, onde nada se teria passado, decidiu passear-se pela Av. Almirante Reis?
2º) Quereria testar a mole humana que por ali desfilava e que deveria calcular já está suficientemente traumatizada pela política do PS? Não se passou nada: ele que vá para um jogo de futebol, Porto/Benfica, para junto da claque dos "NO NAME BOYS" com um cachecol do F.C.Porto e depois logo vê o que lhe acontece (ou vice-versa)!
3º) Será que Vital Moreira procurava o inevitável? ou será que é mesmo inocente?
4º) Sabendo Vital Moreira que aquela era uma concentração da CGTP, porque exige desculpas ao PCP?
5º) Será que estão a faltar analistas verdadeiramente independentes à nossa TV?
Zé da Burra o Alentejano
Acrescento:
Ter-lhe-ão chamado de "traidor". Vital Moreira diz que é por ter saído do PC. Não creio! Acredito que foi por ter aderido a um partido que tantos direitos retirou aos trabalhadores com o novo "Código do Trabalho". As pouquíssimas leis que os poderiam favorecer acabaram congeladas. Há motivos fortes para os trabalhadores se sentirem revoltados, em especial, os mais esclarecidos...
Ah! já me esquecia: como não me parece que VT seja inocente, só me resta a hipótese alternativa.
Não sou militante de qualquer partido, mas voto em regra PS, embora já tenha votado PSD. Ainda assim, não posso deixar de manifestar a minha repugnância por comentários intolerantes e pouco ou nada fundamentados com que aqui me deparo. Não concordo minimamente com a ideologia comunista, mas invocar factos passados da história que se verificaram igualmente ou de forma mais atroz por parte de todos os quadrante políticos radicais e acusar um partido inteiro de canalhada, entulho, intolerantes e bando de energúmenos, num caso até sugerindo a sua "exterminação" parece-me revelar, isso sim, uma inequívoca manifestação de intolerância, ignorância e falta de maturidade política. Votei PS, mas sei avaliar o valor que assume para a democracia a existência de uma oposição activa. Que seja uma oposição construtiva é o que todos desejamos, mas parece-me totalmente inapropriado e indigno isolar e invocar com vista a justificar reacções absolutamente despropositadas um episódio como o da pretensa agressão a VM num dia em que resolveu provocar outro partido à procura de uma leve picardia e recebeu ao invés verdadeira revolta(e quanto ao facto de ele lá ter ido com intuito provocatório não tenho a mínima dúvida, dado que tive a oportunidade de conhecer o senhor pessoalmente e sei que o faria). Valha-nos o respeito pelas ideias do próximo, que não parece abundar neste fórum...
Enviar um comentário