quinta-feira, junho 18, 2009

Leituras

• Emanuel dos Santos, A dimensão da despesa pública em Portugal: verdade ou opinião:
    “Contando duas vezes a mesma despesa, pode ter-se sempre uma despesa pública em % do PIB à altura dos nossos desejos e motivações políticas. É assim que o senhor deputado do PSD Miguel Frasquilho chega ao nível da despesa pública em Portugal apresentado aos leitores do Negócios na passada 3ª feira.”
• João Cardoso Rosas, A esquerda, o liberalismo e o socialismo:
    “(…) é necessário evitar a confusão entre socialismo democrático e socialismo estatista. A memória marxista da esquerda leva-a por vezes a pensar que a única alternativa ao neoliberalismo da direita é o regresso a uma espécie de socialismo de estado. Isso é um absurdo. A economia de mercado é insubstituível e não faz qualquer sentido confundi-la com as políticas neoliberais que, como vimos recentemente, conduziram ao soçobrar desse mesmo mercado e não ao seu triunfo final. Aquilo de que precisamos é de um socialismo amigo do mercado e das liberdades, mas com fortes preocupações igualitárias ao nível da fiscalidade, do sistema de saúde, da segurança social, etc. Este socialismo das liberdades, como é bom de ver, está muito próximo do liberalismo de esquerda.”

1 comentário :

Anónimo disse...

Tretas, ao longo destas ultimas décadas nunca tivemos o minimo de liberalismo. Quando o Estado absorve mais de 50% da riqueza do pais, isso não é liberalismo.