quarta-feira, julho 08, 2009

Aviar medidas como quem avia chouriços




O BE propõe que sejam investidos 500 milhões de euros na reabilitação de 100 mil casas. Não é a “medida” em si que está em causa, até porque ela não destoa das medidas adoptadas pelo Governo para utilizar o investimento público como alavanca para o relançamento da economia.

O que surpreende é a falta de consistência da “medida”, tendo em conta que, em simultâneo, se propõem coisas distintas.

Veja-se o que diz o PROGRAMA PARA UM GOVERNO QUE RESPONDA À URGÊNCIA DA CRISE SOCIAL — A POLÍTICA SOCIALISTA PARA PORTUGAL (p. 51):
    “Considerando os preços médios de reabilitação, este programa deve investir 500 milhões de euros durante cinco anos, para conseguir reabilitar 100 mil casas e apoiar com juros bonificados a reconstrução de outras 100 mil. Esta profunda reforma urbana requer um investimento público imediato mas também constrói um efeito de longo prazo na alteração do acesso à habitação.”
O BE quer cativar 500 milhões de euros a aplicar durante cinco anos na reabilitação de 100 mil casas e no apoio à reconstrução de outras 100 mil (com juros bonificados).

Entretanto, na interpelação ao Governo na Assembleia da República, o BE, pela voz de Luís Fazenda, deixa cair a “reconstrução de outras 100 mil” casas, mantém o valor do investimento proposto e reduz de cinco anos para um ano o período durante o qual deve ser feito o investimento:
    “O custo deste investimento na reabilitação de 100 mil casas chegará aos 500 milhões num ano. Mas responde à prioridade: cria procura, cria emprego, traz de novo as pessoas para as cidades, dá oportunidades aos jovens, reduz as deslocações pendulares, melhora os rendimentos das famílias. É esse o efeito multiplicador de uma política que cresce contra a crise.”
As medidas do BE resultam de exaltados brainstormings: pode-se reduzir ou ampliar os prazos de execução ou incluir ou retirar componentes que o valor do investimento não sofre alterações. É tudo uma questão de imaginação.

3 comentários :

Anónimo disse...

Importa é promoeter.

Anónimo disse...

É o que se chama atirar numeros avulso...á toa

Anónimo disse...

Contas à Louçã!