quinta-feira, setembro 24, 2009

Um poeta (com o cérebro) asfixiado

José Manuel Fernandes tem direito a participar/assistir a actos de campanha eleitoral? Sim.

É notícia que um director de jornal participe/assista a um acto de campanha eleitoral? É. Os directores de jornais não costumam andar a fazer reportagem ou a observar in loco.

O facto de ser José Manuel Fernandes a participar/assistir a um acto de campanha eleitoral torna esse gesto mais notório? Sim. José Manuel Fernandes tem estado no centro de uma polémica sobre o relacionamento entre os jornalistas e os políticos.

A presença de José Manuel Fernandes num acto de campanha eleitoral é susceptível de observação/crítica política? Sim. Numa democracia, todos os actos públicos são susceptíveis de debate político. Por maioria de razão, pelas razões expostas atrás, a presença de José Manuel Fernandes num acto de campanha eleitoral é especialmente susceptível de crítica.

Vasco Graça Moura não pensa assim. Para Vasco Graça Moura, José Manuel Fernandes tem direito a uma espécie de "transparência" - pode ir onde quiser que ninguém tem nada a ver com isso. Para Vasco Graça Moura, qualquer crítica a José Manuel Fernandes é um acto inquisitorial.

E, já agora, pode Vasco Graça Moura criticar os que criticam José Manuel Fernandes? Mas claro. No Portugal de Vasco Graça Moura, só os socialistas não podem observar ou criticar seja o que for. Ele e José Manuel Fernandes têm todos os direitos de circulação, participação e crítica. Os socialistas não.

Ora batatas!

3 comentários :

Anónimo disse...

Não estará em causa uma violação do código deontológico dos jornalistas e do livero de estilo do Público?

Anónimo disse...

Este VGM é asqueroso.

Anónimo disse...

Não batam mais no VGM. VGM está numa má: deixou de ser eurodeputado, não vai ser deputado... e como o PSD não vai formar governo....não vislumbra nenhum tachito bem remunerado.