quinta-feira, setembro 03, 2009

Uma notícia intrigante

O episódio mais surpreendente da novela Moura Guedes é esta notícia da Lusa, que se resume ao primeiro parágrafo:

O que quer dizer a Lusa com "fontes da estação"? A notícia é das 4 da tarde e, infelizmente, a Lusa não conseguiu saber mais nada relacionado com o assunto junto daquela "fonte" ou doutra qualquer. É uma pena. Seria certamente esclarecedor.

2 comentários :

Anónimo disse...

deviam processar o Aguiar Branco.
e outros. realmente trata-se de calúnias de soncice política do mais cínico e falso que há memória.
há um ponto em que a argumentação do PSD passa para o plano da calúnia e do ataque pessoal que devia ser sistematicamente processado em tribunal. de preferência sem notícias no jornal a anunciar processos.

Anónimo disse...

o PSD está cavalgar sobre esta notícia verdadeiramente surrealista da suspensaão do programa da MMG.
não tem auoridade moral-política para falar em liberdade de imprensa. é tactica oportunista (que tem o dedo espertalhão do PP da agit-prop).

Não compreendo que, num plano fora deste contaxto concreto, se dê tanta importância ao JN da MMG. Na realidade, os jornalistas, cada um por si (e as escolas onde se formam) deviam criar pensamento crítico e auto-consciência sobre a sua profissão, real relevância e função social HOJE.
A PRISA ou MEDIA CAPITAL enfim as empresas privadas de media são empresas cujo produtos postos no mercado são, entre outras coisas, telejornais. Notícias. Ora notícias dão-se todas as maneiras possíveis. Umas de forma sóbria, outras na versão travestida de MMG. E são uma espécie de profissionalização do que fazemos todos no nosso plano privado com os nossos acontecimentos, os acontecimentos do prédio, do bairro, e por aí fora.
A objectividade é uma ideia para-científica que passou numa altura de conflito teórico e ideológico cujos fundamentos desapareceram - ou seja, já não há razões para haver objectividade (aquela ideia importada das ciências sociais e humanas) ou seja, para mostrar o jornalista como um elemento que está de fora e que não toma parte nem partido.
O produto da TVI às sextas à noite era aquela cena a que chamavam JNacional, ou seja, um noticiário com um perfil comercial.
Teoricamente, portanto, é irrelevante que a MMG desapareça da grelha da TVI, pois o seu patrão está interessado em modificar o perfil dos seus produtos (e a isso tem todo o direito).
Mas isto é o que se analiza de boa-fé e em abstrato.
O que o PSD faz - juntamente com as insinuações que começam no Público, relativamente às fontes de Belém e agora ao empresário Relvas, etc - é uma soncice de todo o tamanho tão repelente como não há memória.
Não sei como podem dizer que há asfixia num país onde não há jornal e televisão e rádio que não esteja permanentemente a zurzir no Governo, no PM e no cidadão JS (neste caso em planos inconcebíveis, malcriados e indecentes). Claro que podem dizer isso na base do argumentário político.
Mas é uma falsidade.
O PS tem que encontrar uma saída para isto.
Claro que a "história nos absolverá". Mas não chega.