quinta-feira, setembro 10, 2009

Vamos a contas…





Manuel Caldeira Cabral pergunta: Afinal, quem aumentou a despesa pública? E dá uma resposta que não deixa margem para dúvidas:
    Nos últimos 30 anos, a despesa pública aumentou de 29% para 45% do PIB. Um aumento do peso do Estado na economia de 16,3 pontos percentuais, dos quais 12,1 p.p. (75%) aconteceram em governos liderados pelo PSD e apenas 4,2 em governos PS.

    (…)

    Podemos admitir que a despesa total não é o agregado mais adequado. No entanto, considerando os contributos para o aumento da despesa corrente, obtemos que os governos PSD contribuíram com 13,5 p.p. enquanto os do PS com 4,2 p.p.. Retirando os juros, obtemos a despesa corrente primária, que aumentou 16,2 p.p. entre 1977 e 2008, com um contributo de 11,9 p.p. dado pelos governos PSD e apenas 4,3 dado pelos governos do PS.

    Façam-se as contas como se fizerem, o contributo dos governos PSD representou entre 74% e 76% do aumento total, um valor três vezes superior ao acumulado pelos governos PS. O contributo para o aumento da carga fiscal dado pelos governos do PSD foi até ligeiramente maior (cerca de 80%), e o contributo para o aumento do peso das despesas com remunerações foi ainda superior.

2 comentários :

Anónimo disse...

CDS contra PS: PSD contra PS: Bloco contra PS: PCP contra PS. Curisosamente, e depois de todos estes debates, nenhum deles contra os outros. Ou seja: todos os partidos contra o PS.
PS contra a direita: PS contra a extrema esquerda. Assim não é complicado escolher. Sobretudo para mim, que sou um moderado, um social-democrata. Voto PS.

burns disse...

não é contra o ps é contra o governo destes ultimos anos
essa da vitimizaçao já foi chao que deu uvas, vejam a figurinha que o vital moreira fez para ter meia duzia de votos