sexta-feira, outubro 09, 2009

"Política de verdade": síntese das últimas 24 horas¹



Paulo Querido



Ontem, Manuela Ferreira Leite avisou o Governo minoritário de José Sócrates (o qual não foi ainda indigitado) para que não conte com a “ajuda envergonhada” do PSD, sinalizando que a bancada laranja não vai viabilizar, pela abstenção, a aprovação do Orçamento do Estado para 2010, o que obrigará o PS a negociar apoios noutros quadrantes políticos.

Hoje, à saída da audiência com Cavaco, surge-nos uma Manuela recauchutada: a “oposição firme a este Governo” (admite-se que estivesse a falar do próximo Executivo) era manifestamente exagerada. A “oposição firme” passa a “oposição responsável” e, uma vez que a Dr.ª Manuela disse não conhecer o Orçamento do Estado para 2010, não exclui a priori a sua aprovação: “Não conheço o Orçamento de Estado e é perante os factos concretos que nos pronunciamos. É assim que é uma oposição responsável que perante as propostas que são feitas que se tomam posições”.

Que terá mudado em 24 horas:
    • A audiência com o Presidente da República terá servido para Manuela levar um puxão de orelhas?
    • A linha dura de Pacheco terá sido derrotada pela linha gelatinosa de Marcelo, o que levou o filósofo da Marmeleira a ir espairecer para o Chiado?
    • Manuela terá apenas o hábito de repetir o que o último companheiro lhe acabou de soprar antes de falar aos jornalistas?
Seja o que for, não importa. Salvem mas é a Manuela!

_______
¹ Dando de barato o apoio entusiástico a um Santana convertido em boa moeda.

3 comentários :

MFerrer disse...

Calma, que ela amanhã dirá outra coisa qualquer, e depois fará o seu contrário. A senhora é muito certa e regular: Só diz o contrário do que faz! Sempre.
Até vai ser divertido ver o PSD na AR a engasgar-se sozinho. A asfixiar-se nos enredos que andou a montar. Sócrates vai lá estar para os ajudar nisso.
MFerrer

Anónimo disse...

DA INUTILIDADE DO VOTO DITO "ÚTIL" - Nas eleições autárquicas de 11 de Outubro o único voto útil é na CDU. Há que reforçar a única força política que já deu garantias de não trair os seus eleitores. Raciocínios do tipo "vamos votar em A para evitar a vitória de B" já mostraram que nada valem — até mesmo porque na maior parte dos casos o dito A é igual ou semelhante ao B. É o caso, por exemplo, dos candidatos PS & PSD à Câmara Municipal de Lisboa. Tão pouco o Bloco de Esquerda dá garantias sólidas de seriedade e correcção política – basta ver o vereador eleito anteriormente pelo BE para a CML, que passou de imediato para o lado do PS.

Pedro L disse...

Ás vezes o PR, tem momento de lucidez total, e deve ter dito o seguinte a MFL.
Você tá parva, então vai contra o Sócrates em tudo...
MFL: Claro que vou, vai tudo de comboio a vapor, porque de TGV não! porqie isso faz com o que os portugas se apercebam do trabalho dos Socialistas em Espanha.
PR: Deixe-se de coisas, e viabilize em nome de Portugal, bem quer dizer em meu nome, a ver se ainda faço mais um mandato.
MFL: Se o Sr. PR diz, que remédio.
PR: Claro, você tá mesmo parva, atão quer que o PS se fragilize e vá a eleições antecipadas e ganhe com maioria??? Vc, não as pensa mulher.
MFL: Você PR, se me permite, ás vezes também desliga o cérebro.
PR: Tá bem posso admitir isso, mas você tem-no sempre desligado.