segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Mais um pulo do Lomba




Pedro Lomba escreve: “O cavaquismo sofreu todas as semanas com o Independente, mas não reagiu usando bancos privados e orquestrando esquemas com grandes empresas semi-privadas para o comprar e domesticar.” Lomba não lê jornais — ou é muito selectivo na escolha das leituras, para que a realidade não estrague as boas histórias que nos relata. Ele nunca ouviu falar de uma arma chamada fisco e da forma como ela era utilizada, durante o cavaquismo, para domar as ovelhas tresmalhadas.

Ele (ou alguém por ele) que faça um exercício muito simples. Ponha-se em contacto com Luís Nobre Guedes e peça-lhe que descreva as peripécias fiscais por que passou quando era administrador da empresa que detinha O Independente. Ou procure saber junto da família Pereira Coutinho o tratamento de excepção que mereceu o Semanário, de que nunca mais se recompôs, quando este jornal deu conta, aqui ou ali, de situações de que o regime implantado não se mostrou agradado. Podemos começar a conversa por aqui.

12 comentários :

Anónimo disse...

É impressão minha ou o escriba do Governo na blogosfera que dá pelo nome de Miguel Abrantes está a admitir que há aqui um Governo a querer domar ovelhas tresmalhadas? O facto de já ter acontecido noutros tempos não implica a permissividade perante estas situações vergonhosas, ou estou enganado?

António C. Caldas disse...

A defesa é "já antes outros o fizeram, pelo que também nós o podemos fazer"? É fraco.

Anónimo disse...

Mas não são todos esses casos gravíssimos?

Anónimo disse...

Falam da Liberdade, coitados,, eles sabem lá, a direita, o que foi 25 de Novembro, o antes e o apos aquela data

Contudo, estou proibido de postar no Blasfemias, essa é que é a verdade.

Viva a Liberdade

Zé Boné

Jeronimo disse...

Leiam novamente o post e os comentário. Não é uma situação de desculpabilizar o que quer que seja. É simplesmnete demonstrar como certos articulistas fazem afirmações falsas contando com a falta de memória dos ses leitores. Este Lomba ou é desonesto ou desconhece aquilo que o Miguel recorda. E se fõr esta a última, é irresponsável porque fala sobre algo que não domina.

Anónimo disse...

Jerónimo é capaz de me dizer que não estamos a ser governados por uma máfia e que isto é insuficiente para o primeiro-ministro deixar de o ser? Veja lá, não seja irresponsável ou desonesto, quando me responder.

Anónimo disse...

Sim, e mesmo que assim seja, são acções de facto comparáveis e da mesma gravidade...!

Anónimo disse...

Já chega, o ciclo está a acabar. Já todos percebem o estado a que chegamos e os primeiros ratos começam a abandonar o barco. Acabou o vosso tempo.

Albertino

Jeronimo disse...

Ainda não vi provas cabais do que quer que seja. Desconfio muito da informação que me chega atendendo a quema veicula (Sol, CM) e ao seu historial de deturpação da informação (lembra-se do Freeport, que nunca mais ninguém ouviu falar?).
Do que li das escutas, a interpretação de "atentado ao estadode direito", "plano de controle dos media" ou "cerco à comunicação social" é simplesmente lírica.
O que acha mais provável: a PT gasta milhões a comprar a TVI porque o Sócrates não quer ouvir a Manela, ou antes que o Sócrates só aceita que a PT faça o favor à Prisa caso a Manela seja posta a correr ?
Recorda-se quando o negócio da TVI foi falado que um dos primeiros a defendê-lo foi ... o Moniz ?

Anónimo disse...

«Do que li das escutas, a interpretação de "atentado ao estadode direito", "plano de controle dos media" ou "cerco à comunicação social" é simplesmente lírica.»
Lê mesmo muito á sua maneira, que por acaso tem sido também a do Governo (isso é óptimo para a democracia...). Quando estão os nossos no Governo, claro. Quando estão os os outros somos heróis da liberdade (combatentes do 25 de Abril e do antes). O que também diz muito dos nossos valores e motivos...

Cristiano disse...

Se bem entendi, as denuncias agora feitas, ou não podem ser feitas por serem baseadas em escutas ilegais, ou então quem faz as denuncias não sabe o que diz.
Mas quanto ao tempo do cavaquismo tudo o que o Miguel Abrantes relata foi rigorosamente assim, ele garante e tem provas (suponho. Mesmo assim, na competição de quem se irrita mais com a liberdade de imprensa e de opinião, ainda está para nascer quem consiga bater o Sócrates.

Anónimo disse...

NÃO ENTENDO PORQUE SE DIZ QUE EM PORTUGAL NÃO HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO, POIS ATÉ RANGEL FAZ A DENÚNCIA NO PE, TUDO SE TEM PUBLICADO CONTRA O PRIMEIRO MINISTRO, BASTA LEMBRAR O PALHAÇO DA AUTORIA DE MÁRIO CRESPO, O CASO FREEPORT, A LICENCIATURA DO ENGENHEIRO, OS PROJECTOS DA GUARDA, A ORIENTAÇÃO SEXUAL DO PRIMEIRO MINISTRO A MMG E TANTOS OUTROS

OS JORNALISTAS PODEM, SIM, QUEIXAR-SE DAS REACÇÕES DE SÓCRATES QUE NÃO LIDA MUITO BEM COM ESTA LIBERDADE, SE NÃO HOUVESSE LIBERDADE DE EXPRESSÃO ESTAS NOTICIAS NUNCA SAIRIAM NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

MAS COMO SE DIZ NA MINHA ALDEIA QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE

SE HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO PORQUE NÃO PODERÁ O PRIMEIRO MINISTRO USUFRUIR DELA?

SOI DIZER-SE QUE ATÉ CRISTO DEU A OUTRA FACE O QUE NINGUEM SABE É O QUE FEZ A SEGUIR

NÃO SOU POLITICO E SOU NOVATO NESTAS ANDANÇAS MAS DÁ PARA VER QUE TODA ESTA POLEMICA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO MAIS NÃO PASSA DO QUE APROVEITAMENTO POLITICO TALVEZ PARA DISTRAIR DA APROVAÇÃO DA LEI DAS FINANÇAS REGIONAIS