segunda-feira, fevereiro 08, 2010

O processo penal ao serviço da intriga política




No meio de tudo isto, vale a pena perguntar por que surgem agora estas notícias, que já tinham sido referidas na comunicação social. Não é preciso puxar muito pela cabeça para encontrar a resposta: Lei das Finanças Regionais.

A oposição e, sobretudo, o PSD compreenderam que dificilmente lhes será perdoada a brincadeira perigosa da aprovação de uma lei iníqua e profundamente lesiva da coesão e da solidariedade nacionais. Como explicar a um alentejano ou a um transmontano que devem ser tributados em IVA à taxa de 20 por cento, enquanto na Madeira a taxa é de 14 por cento, mas em contrapartida os madeirenses beneficiam de receitas com base numa taxa de 20 por cento, pois a diferença (entre os 20 e 14 por cento) é transferida para a Madeira através do Orçamento do Estado? E como explicar também que a Madeira, cuja dívida é astronómica e que apresenta um rendimento per capita superior à média nacional, possa continuar soberanamente a endividar-se com o Estado a funcionar como avalista?

Tudo isto vai no sentido da mais grosseira violação do imperativo de justiça kantiana: age de tal maneira que o princípio do teu agir se possa transformar em regra universal. Era engraçado, não era? Todos tributados à razão da taxa de 14 por cento e beneficiarmos de receitas com base na taxa de 20 por cento.

Faça-se, no entanto, justiça de pensar que Alberto João Jardim sabe um pouco mais de aritmética do que isto. As suas contas baseiam-se sempre no egoísmo e na irresponsabilidade. Ficou na memória a afirmação que ele fez ao tempo do referendo à regionalização, em 1998, quando disse que era a favor da regionalização da Madeira, mas contra a regionalização no continente… Pudera!

Assim, perante o escândalo da Lei das Finanças Regionais, houve quem percebesse que era necessário agir. Nada mais explica a escolha deste momento para a publicação das notícias, tanto mais que a Dr.ª Manuela e o seu círculo próximo nunca esconderam, antes pelo contrário, que já tinham conhecimento, vá-se lá saber como, dos materiais agora publicados.

3 comentários :

Anónimo disse...

no meio de tanto poluição que prolifera nos diversos meios de comunicação social, este blog continua a ser um óasis no meio de todo este lixo.

Preciso de vir aqui diariamente para perceber o que se passa na política nacional.

Não esmoreçam. Continuem, parabéns

MFerrer disse...

A razão porque "surgem agora estas notícias" é demasiadamente simples para que se perceba: A razão é porque eles dominam a comunicação social!
Esta é que é a resposta.
Não fosse assim leríamos nos jornais e ouviríamos na rádio e na tv outras coisas bem diferentes.
Talvez a vergonha dos subsídios pagos directamente aos jornais, aos jornalistas e aos comentadores.
Talvez, quem sabe, a discussão das fabulosas transferências de milhares de milhões de euros para tudo o que é paraíso fiscal.
Talvez a destruição dos empregos por via da importação selvagem de toda a porcaria que nos vendem nas grandes superfícies...
E a lista das pensões e de empregos que alguns têm?
Talvez seja necessário começar a explicar à população esta história da propriedade dos media:
http://homem-ao-mar.blogspot.com/2010/02/dos-direitos-das-liberdades-e-das.html

rodasnopervil disse...

A cambada da oposição está a jogar mais uma cartada de baixo nível.No -hora de fecho- da Maria Flor Pedroso, foi um fartar vilanagem.Os seus convidados foram a uma estação publica dizer que a liberdade de expressão está em causa.... Com um sorriso concordante de Flor Pedroso!
Alguem intelectualmente sério pode acreditar nestas atuardas?.
Estamos a assistir a uma luta de Presidenciais, por um lado os "alegristas traidores" ,por outro ,os "cavaquistas fazedores de escândalos". Vale tudo para derrubar o Sócrates afim de limpar o caminho para a batalha entre traidor barão de pseudo-esquerda, e, o actual PR de direita arquiteto de bufaria.