terça-feira, abril 20, 2010

“Ó SENHOR ENGENHEIRO, VEJA AQUI OS NÚMEROS, POR AMOR DE DEUS...” — ignorância e demagogia em doses destas são perigosas para a economia nacional



Estes 27 minutos de debate no “Sinais de Fogo” de ontem constituem um verdadeiro serviço público. Frente-a-frente, Henrique Neto, representante do Manifesto dos 33 contra a estratégia de aposta nas renováveis, e Carlos Pimenta, especialista em questões de energia e ex-secretário de Estado do PSD.

Henrique Neto começa logo à defesa, a dizer que não é “especialista” na matéria, mas isso não lhe retira confiança para dizer o que Carlos Pimenta, desesperado, classifica a dada altura de “barbaridades”.

Carlos Pimenta não teve de coragem de chamar a Henrique Neto o que ele é efectivamente: um extraordinário ignorante nesta matéria. É essa ignorância que, com doses industriais de demagogia à mistura, tem tentado intoxicar a opinião pública. Para Neto, o modelo era, pasme-se, a estratégia do Dr. Salazar em relação aos recursos hídricos.

Não espanta, por isso, que seja a favor de estratégias proteccionistas de imposição de uma “sobretaxa” às importações chinesas e outros países que não tenham um modelo energético semelhante ao nosso. Vejam a pérola: em vez de Portugal acelerar na inovação e estar na linha da frente de uma estratégia simultaneamente económica e ambiental que garante independência energética e reduz os custos a prazo, Henrique Neto defende que abandonemos o “fundamentalismo” com as renováveis e taxemos os chineses, malandros (que, afinal, parece que foram entretanto mordidos pelo mesmo bicho e desataram a produzir e a instalar aerogeradores pelo país fora)¹.

Não menos extraordinário é também o facto de que um dos “casos de sucesso” da indústria portuguesa dos últimos anos — segundo Carlos Pimenta, que não consta estar a soldo do governo actual — seja ignorado e destruído por um grupo de indivíduos que se alimenta de passar a vida a dizer que a economia portuguesa caminha para o abismo por não ter nada a que se agarrar.

Enfim, Henrique Medina Carreira que se cuide, porque Henrique Neto dá mostras de cobiçar o seu lugar de vendedor de banha da cobra.

__________
¹ Era igualmente interessante saber o que os ilustres economistas do manifesto pensam da brilhante ideia do empresário Henrique Neto.

7 comentários :

Anónimo disse...

O CC anda completamente desorientado!

PI disse...

eu assisti e foi LINDO!!!!
lol
nunca tal "cavazada" para um lado...
pena é pessoas como aquela, estarem em lugares de decisão e influência...

jose albergaria disse...

Caro Miguel,
Henrique Neto sonhou ser ministro no tempo de Guterres.
Não lhe satisfizeram o ego e o homem virou "citico", com pensamento "autónomo" dos socilistas.
Creio que estve no PCP da Marinha Grande onde se tornou num dos empresários com maior sucesso na industria de ponta dos moldes para "plásticos": sobretudo poliuretanos...
Já não tenho pachorra para o ouvir.
Quando o vejo na pantalha de qualquer televisão...vou ler.
Já quanto ao engenheiro Carlos Pimenta, além de competente nas suas área (ambiente, energias, etc) é dos homens mais honrados e honestos que me foi dado conhecer.
O trabalho por ele desenvolvido à frente da então Secretaria de Estado do Ambiente (creio que no primeiro governo de Cavaco Silva...que durou dois anos)fez escola para os que lhe seguiram: Teresa Patricio Gouveia, Elisa Ferreira e José Sócrates, nomeadamente.
J.Albergaria

clsp disse...

Não sei como ainda dão tempo de antena a velhos do Restelo...

Anónimo disse...

o henrique neto é agora ex-empresário. está na reforma, merecida. cá para mim reformou-se para ter mais tempo para o escárnio e mal-dizer que tanta procura têm nos estúdios das tv´s lisboetas.

Anónimo disse...

desde quando é que o neto é engenheiro? investiguem a licenciatura deste engenheiro e o seu contributo para a aldrabice oculta e vão entender o resto.

O Blog é Seu disse...

Boa!