terça-feira, abril 20, 2010
A prova manifesta da mentira do manifesto
Mira Amaral & Companhia andam há duas semanas a tentar convencer-nos que em Portugal temos energias renováveis a mais e que, em consequência, a electricidade é mais cara no nosso país do que no resto da Europa.
Ora, o gráfico acima reproduzido mostra bem como os preços do MIBEL, ao longo do último mês, foram sistematicamente mais baixos do que os preços de qualquer outro mercado europeu de electricidade. Inclusivamente mais baixos do que os preços praticados no nuclear-intensive mercado francês.
E a que é que se deve esta diferença de preços? Aí tem razão Mira Amaral, só pode dever-se a uma coisa: à elevada quantidade de electricidade produzida a partir de fontes renováveis (que é a grande especificidade do mercado ibérico face aos demais mercados europeus). Só não tem razão na consequência: por causa da aposta nas renováveis, os preços da electricidade em Portugal são, não mais altos, mas mais baixos que no resto da Europa. Manifestamente mais baixos.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
1 comentário :
Ontem á noite no programa de informação MST, Carlos Pimenta levou as cordas por KO tecnico um dos subscritores do manifesto, um dos que passa a vida a dizer mal de tudo, mas ontem fartou-se de defender politicas energeticas do tempo do fascismo. Se o ridiculo mata-se o homem era enterrado hoje e o nuclear amanhã.
Enviar um comentário