sábado, maio 22, 2010

Política e jornalismo: um sistema de vasos comunicantes [1]

Emídio Fernando explica minuciosamente num post intitulado Jornalismo à portuguesa como as coisas se fazem.¹

________
¹ Divergência de pormenor: o post parece encontrar a causa deste “frenesim” na guerra das audiências. Com tantos intervenientes e tão sintonizados, custa a aceitar poder ser essa a razão.

2 comentários :

PedroM disse...

A grande maioria dos jornaleiros em Portugal são de facto, e há que dizê-lo com frontalidade como dizia o outro, uns IMBECIS e de uma INCOMPETÊNCIA E DESONESTIDADE PROFISSIONAL visível do outro lado da via láctea.
O caso mais recente, e já nem sei se será mesmo mais recente, é o que se passou com a recalendarização do TGV em Espanha.
Durante horas as edições on line dos jornais, as rádios e os canais noticiosos de televisão, deram como consumado o adiamento unilateral da ligação Madrid-Badajoz, por parte do governo espanhol.
À noite nos telejornais foi um regabofe, sem quaisquer certezas, (será que ao menos procuraram contactar o ministério do Fomento espanhol?), o facto foi noticiado como sendo praticamente um dado adquirido, tecnicos e comentadeiros tiveram amplo tempo de antena para dizer todas as baboseiras e até os partidos da oposição, (o que esperar de partidos habituados a fazer sua a agenda política da comunicação social?), tiveram o desplante de exigir que o governo português cancelasse de imediato o projecto do TGV, incluindo o contrato assinado há poucos dias.
Neste cenário e no meio de toda esta histeria, a posição do ministro das obras publicas, que desmentia o fato de Espanha ter suspendido o troço Madrid-Badajoz e que como tal não haveria qualquer cancelamento do lado português, a posição do ministro das OP dizia, parecia na melhor das hipóteses a de um lunático ou mais provavelmente a de alguem que estaria em fase de delirio e a quem se aconselhava já tratamento psiquiatrico.
Não seria necessária muita prespicácia nem uma elevada competência profissional, bastaria apenas um pouco de bom senso, para deduzir que o governo espanhol nunca adiaria a ligação a Badajoz sem se articular primeiro com o governo português, isto em 1º lugar. Outra razão que aonselhava prudência na análise das notícias que chegavam de Espanha é o facto de já haver troços em obras, onde foram investidos muitos euros e como tal qualquer adiamento equivaleria a deitar esse dinheiro directamente para o lixo.
E apesar de tudo isto aqueles IMBECIS montaram o circo que montaram e durante horas a histeria tomou conta das notícias.
Mas enfim, é nisto que eles são bons, este é o negócio deles há anos...

Anónimo disse...

Ainda se fala de "mordaça" à C.S.
Só discordo de quem é ou não imbecil. Pra mim som de facto aqueles que acreditam na jornaleirice que por aí vai...

José