terça-feira, maio 04, 2010

Público confia na sapiência de Catroga e estatela-se ao comprido

              “É difícil fazer previsões, porque não sabemos como o mercado vai evoluir, mas certamente que [o empréstimo à Grécia] será um melhor negócio para a Alemanha do que para Portugal”, disse ao PÚBLICO Eduardo Catroga



O Público e o Diário Económico dizem o contrário na primeira página relativamente ao empréstimo de Portugal à Grécia. Qual dos jornais está certo? É o Diário Económico, que explica o que o Público, que foi consultar Eduardo Catroga, não sabe:
    (…) ontem Bruxelas confirmou que não só nenhuma das 16 economias do euro vai perder dinheiro como também todas vão sair a lucrar com a ajuda. Num ‘briefing’ com jornalistas, técnicos oficiais da Comissão explicaram que, em última análise, as economias que se financiam a juros mais baixos iriam compensar as perdas das que se financiam a juros mais altos. E explicou como: o lucro que os Estados-membros vão ter com os juros pagos por Atenas vão ser canalizados para um fundo europeu. Depois, esse bolo total é repartido por todas as 16 economias da moeda única, de acordo com a sua quota no BCE. Um factor que também serviu para calcular quanto é que cada país tem que emprestar. Por exemplo, Portugal tem uma participação de 2,6% no capital do BCE. Por isso, tem que contribuir com 2,6% do total de 80 mil milhões da ajuda europeia — os tais dois mil milhões de euros. Depois, de todo o lucro que a zona euro fizer em juros, a economia nacional volta a receber 2,6% desse valor. Uma lógica simples e que vai permitir ao Estado sair a ganhar com a operação, independentemente do juro que tiver que pagar para se financiar.

1 comentário :

Anónimo disse...

..o problema é que os pulhas dizem que o d.e. está vendido aos socialistas.