domingo, dezembro 27, 2009

Ao abandonar o cargo…


"O maestro a dirigir com outra partitura"



… o provedor do leitor, Joaquim Vieira, escreve uma Carta aos jornalistas do PÚBLICO:
    (…) no caso que acabou por marcar este mandato de provedor agora no fim – a questão das notícias acerca da alegada vigilância de S. Bento sobre Belém –, continuo a julgar ter dito o que devia dizer: lançar um sério aviso sobre o que, procurando decidir em total independência e autonomia, entendi como desvio aos valores editoriais em que se fundou este jornal, um copo que eu via cheio há já algum tempo e que transbordou com essa enorme gota de água. Sei que muitos de vós se sentiram ofendidos no brio profissional quando questionei a existência no jornal de uma agenda oculta, mas não se tratava de pôr em causa toda a redacção. Só que numa orquestra afinada basta um dos seus elementos perder o tom (para mais numa posição de chefe de naipe ou de concertino), para que todo o conjunto desafine (imagine-se então se é o maestro a dirigir com outra partitura).

5 comentários :

Anónimo disse...

o ex-director do PUBLICO tinha uma agenda politica própria (??? ou do PSD/PR???) que levou à descredibilização do jornal. Foi pena não ter saído mais cedo, sem o vergonhoso caso do email-encomenda do seu amigo Lima.

A. Moura Pinto disse...

E citei, porque há que respeitar a memória...

Anónimo disse...

E no entretanto continua na agora boa redacção em "valores editoriais" a haver uma(s) formiguinha(s) que fazem chegar cópias privadas a "boas mãos", que por sua vez as fazem publicar em folhas amigas...em boa altura...

Ze Maria disse...

Há muito que o jornalismo neste pobre país é uma lástima. Hoje sem qualquer pejo vendem-se a caneta e a consciência em forma dela. Poucos são os que conseguem manter a cabeça fora de água.Os mais novos já são recrutados entre os mais permeáveis ao "sim-senhor" e à sabugice de quem controla os meios e lhes paga mal e porcamente. É disso exemplo ver uma revista como a "Visão"- desde que comprada pelo balsemino- outrora uma referência de seriedade, transformada numa autentica bosta. Estes fernandes e outros idiotas têm sempre os dias contados. Que vá. E seja lá onde a parança o encontre que nos vá mandando SEMPRE saudades...Que é coisa que por cá não deixou.

Anónimo disse...

Great stuff here, definitely going to check it out later :)