segunda-feira, junho 07, 2010

Asneira em alta velocidade

Um dos principais problemas do país é a falta de qualidade da suas "elites". A facilidade com que qualquer palerma opina sobre tudo e mais um par de botas é perfeitamente assustadora. Mas o que assusta mais é a desonestidade com que se distorcem os argumentos.
Raposo, o rapaz que infesta o Expresso, seja em papel seja na web, demonstra, a cada artigo, essa dificuldade de se debater seriamente qualquer assunto em Portugal.
Desta vez, o tema é o desinvestimento da Linha do Norte, por causas das "luzes do TGV."
O articulista (sejamos benévolos...) cita parcialmente um artigo saído no Público (sem link), na parte em que fala dos investimentos de modernização da Linha do Norte. Mas ignora - porque dá jeito ao seu "argumento" - o essencial da questão: "É que nesta linha passam também comboios suburbanos, regionais e de mercadorias". Ou seja, os Alfas - que o "articulista" incensa -, por mais rápido que andassem, teriam sempre no seu caminho as dezenas de suburbanos, regionais, mercadorias... A Linha doNorte está saturada e não há obras que salvem os Alfas.
Não satisfeito, Raposo coloca a cereja em cima do bolo - para quê investir no TGV, para apenas poupar 30 minutos face ao Alfa.
Sim, na verdade, porquê investir no TGV, que fará Lisboa-Porto em 1 hora e 15 minutos, para poupar 30 minutos ao Alfa, que faz a mesma ligação em 2 horas e 45 minutos?

15 comentários :

Anónimo disse...

No tempo do Salazar tinhamos, Fado Futebol e Fátima, agora temos mais este, o Foda-se é o Raposo.

Joaquim Mojinho disse...

Este Raposo é um palermita armado em intelectual, pretensamente de direita. É, básicamente, um anormal sem educação. OK, ele próprio já escreveu que o avô era analfabeto e os pais eram de poucos estudos, mas, que diabo, o jovem devia ser mais atinado com a calúnia.

Anónimo disse...

A ignorância ao poder!
Os ignorantes como o raposo, têm sempre facilidade de falar de tudo sem saber de nada!!!! Porque, se soubessem alguma coisa, percebiam, como o Sócrates original, que "Só sei que nada sei".
Este não sabe que nada sabe e por isso, debita ignorância com má-fé e a mais completa desfaçatez... E, claro, vontade de agradar ao patrão!!!! Espero que com tanta falta de vergonha, consiga ser promovido, já agora, a pequeno arquitecto!!!!!!

Carlos Nunes disse...

Pagam ao Raposo para dizer mal do governo, não para dizer coisas acertadas.

João disse...

Bem, este comentário não vão censurar porque é um assunto em que estamos de acordo e dá-me a oportunidade de fazer algo que muito prezo - chamar IMBECIL ao Hélder Raposo.

Anónimo disse...

Quanto "A facilidade com que qualquer palerma opina sobre tudo mais um par de botas..." Não poderia estar mais de acordo!
Prova disso são as desculpas efarrapadas que apresenta para a falta de aproveitamento do investimento nos pendulares.
O inestimento necessário na linha do norte (que pode implicar em algumas zonas quadriplicar a linha para não haver constrangimentos ao pendular) são incomparavelmente inferiores aos necessários para o TGV. Tivemos um governo socialista que gastou o nosso dinheiro no pendular sem que a linha estivesse preparada para tirar partido dele, agora temos outros socialistas que querem gastar o nosso dinheiro num tgv que não terá passageiros, não será rentável e não traz vantagem nenhuma á nossa economia. É verdade, qualquer palerma opina e pior que isso, o Sócrtaes é o exemplo acabado, qualquer palerma chega ao governo...

João Magalhães disse...

Quando o anónimo fala em "quadriplicar" a linha está, provavelmente, a querer dizer "quadruplicar". E penso que está a falar, por exemplo, num dos troços mais saturados: Vila Franca de Xira-Lisboa. Talvez "quadriplicando" umas linhas por cima das outras, que não se vê ali mais espaço de alargamento.

Anónimo disse...

Mas de que é que estavam á espera? O homem que domina uma parte significativa dos media, é do PSD, pois claro. E o rapaz só tem de agradar ao chefe...e viva a liberdade de expressão.

Anónimo disse...

Quando alguém fala do TGV e diz aquela boçalidade dos 10 ou 20 ou 30 minutos que se poupam fico logo a saber com o que conto. Com um parolo que não percebe ponta de corno do assunto e manda uns bitaites cretinos em vez de argumentos.
Quem o diz não faz ideia de quanto demora o alfa entre Lx e o Porto, e nao sabe fazer o simples raciocínio de quanto tempo demorará um comboio que anda a 300Km hora a percorrer os 300 km entre as duas cidades. E sim, mais os 15 minutos das paragens no caminho, como o Alfa.
Resumindo, um tipo que fala em poupar 30 minutos está a falar de uma coisa de que não percebe rigorosamente nada, ou percebe e é um aldrabão assumido. O Raposo até me parece ser as duas coisas ao mesmo tempo, mas é só uma "educated guess".

Björn Pål disse...

Quanto à pobre aptidão para as contas, não se pode pedir muito mais à (actual ou mais recente) classe "jornalística"... é, regra geral com demasiado poucas excepções, gente que deixou, com alívio e um historial de reprovações, a matemática no 9º ano... dar-lhes crédito é quase o mesmo que fazer uma lobotomia

Madalena Estevao disse...

O Expresso deve andar mesmo mal...com dificuldades de contratar cronistas inteligentes, informados e com ética, quero eu dizer.
Ignorância (escrever sobre um tema que manifestamente se desconhece) ou falta de ética (aproveitar a ignorância dos outros para manipular a sua opinião). Qualquer uma delas são qualidades pouco recomendáveis num cronista, seja em que jornal for...

Anónimo disse...

sao todos uns grandes tótós

Anónimo disse...

tanto dinheiro se gastou na linha do norte pelos governos tanto do ps como do psd para nada. eu tamben defendo o alfa

Madalena Estevao disse...

Sr. Anónimo da 01:08:00 PM,

Não se trata de defender o Alfa, que está bem de saúde e não precisa de defesas! Trata-se de criar uma alternativa e de fazer crescer esta oferta de transporte "em terra", mais ecológica e segura, que, manifestamente, não pode crescer na Linha do Norte, já no seu limite de capacidade! A menos que se equacione a deslocalização de centenas de milhares de habitantes das suas casas, com respectivas indemnizações, o que, a avaliar pelo que aconteceu em Viana do Castelo (lembram-se do prédio que era para demolir e ainda lá está?), se afigura algo bem fácil e barato!

Unknown disse...

este senhor como jornalista é burro e de comboios não percebe nada e quanto a fazer contas então é que é mesmo burro